Saúde
CEP: 37.956-000
Telefone: (35) 3539-7002.
SECRETARIA | UNIDADES | NOTÍCIAS | OUVIDORIA
O que fazemos
CONHEÇA AS ATUAÇÕES
PORTAL DA SAÚDE
Clique aqui para acessar pelo navegador de internet, ou escaneie e baixe o aplicativo Smartpolis para celular
Através do Portal de Saúde e App Smartpolis*, você poderá conferir seus agendamentos de consultas, exames e procedimentos; consultar sua posição na lista de espera; histórico de atendimentos; históricos de vacinas; resultados de exames ja liberados, relação e disponibilidade de medicamentos da Farmácia Municipal, entre outros. Para ter acesso a todas as funcionalidades do portal de saúde e aplicativo para celular, procure a Secretaria de Saúde ou a Unidade de Saúde mais próxima para cadastrar seu e-mail e senha de acesso.
Com o Aplicativo Smartpolis* instalado em seu celular, você poderá se autoagendar**, receber notificações sobre os seus agendamentos e demais informações sobre a saúde de nosso Município.
* Aplicativo disponível para aparelhos Android e iOS. ** O Autoagendamento está em fase de testes, e inicialmente estará disponível para consultas já liberadas pelo Setor de Regulação do Município.
Outros serviços:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de saúde e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência, em coordenação com o Conselho Municipal de Saúde.
Além disso, participa do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), no seu âmbito de atuação, em articulação com a direção estadual e nacional do Sistema. Desde o ano de 2010, São Sebastião do Paraíso é habilitada na gestão plena do sistema de saúde, o que permite que o município seja o gestor dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde à cidade e contratante direto dos serviços prestados para a população, sem o intermédio do Estado.
O município pertence à microrregião de Passos, composta por 27 municípios, sendo que São Sebastião do Paraíso é sede da microrregião Paraíso, composta pelas cidades de Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino e Pratápolis.
OBJETIVO
Estudar, planejar, supervisionar, fazer levantamentos e prestar serviços de qualidade em todos os assuntos referentes à saúde pública, com a missão de atender cada vez melhor, com conforto e dignidade todos os cidadãos paraisenses.
ESTRUTURA
- 01 Sede da Secretaria Municipal de Saúde
- 21 Unidades de Saúde da Família - USF's
- 01 EAP Rural
- 01 EAP Guardinha
- 01 EAP Termópolis
- 22 Equipes de Saúde Bucal - eSB's
- 01 Ambulatório de Fisioterapia
- 01 Equipe Multiprofissional - EMAP
- 01 Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas)
- 01 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
- 01 Farmácia Central
- 01 Farmácia Satélite - Vila Formosa
- 01 Centro de Especialidades – Ambulatório Municipal
- 01 Laboratório Municipal
- 01 CAPS II
- 01 CAPS AD III (Álcool e Drogas) - 24 horas
- 01 CAPS Infantil
- 01 Serviço de Residência Terapêutica - SRT
- 01 Almoxarifado específico da Secretaria de Saúde
- 01 Ambulatório de Infectologia
- 01 Vigilância em Saúde
- 01 Ouvidoria Regional de Saúde
- 01 Setor de Transportes
- 01 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192)
- 01 Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemoninas - S. Seb. Paraíso
Setores alocados no Complexo de Saúde:
- Gerência de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria;
- Ouvidoria Regional de Saúde;
- Setor de Transporte / TFD
- Central de Agendamentos;
- Ambulatório de Especialidades;
- Coordenação das Unidades de Saúde da Família;
- Coordenação do Serviço de Odontologia; e
- Setor Administrativo / Financeiro.
CARTA DE DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE:
É importante que a população conheça os seus direitos diante do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores políticas públicas do mundo. Esse documento elaborado e disponibilizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) constitui uma importante ferramenta para consolidar os direitos e deveres do exercício da cidadania na saúde em todo Brasil e, assim, garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção e proteção da saúde. A carta é composta por 07 (sete) diretrizes, sendo: Direito à Saúde, Tratamento Adequado, Atendimento Humanizado, Direitos, Corresponsabilidade, Direito à Informação, Participação. Clique na imagem abaixo para ter acesso ao documento.