Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


“Baile Medieval” encerra projeto de escola

14/07/2008

 A escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic), localizada no bairro Santa Tereza em São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã de quarta-feira, 2, o encerramento do projeto “O Mundo Encantado dos Castelos”, idealizado pelas professoras de biblioteca  Lúcia Helena Guimarães Pereira e Luzia Aparecida Pimenta.
 O projeto, que iniciou em março deste ano, desenvolveu diversas atividades como: leitura de estórias, criação de personagens, tapete de leitura, semana de jogos, enigmas, confecção de mural, caça ao tesouro, pesquisas na internet, entre outros. Os atrativos trazidos para as crianças, fez com que elas pudessem vivenciar, através da literatura, momentos de magia e aprendizado vindos dos tempos medievais.
 De acordo com a professora Luzia Pimenta, esse foi um trabalho que teve o envolvimento de toda a escola, nos dois turnos de aula. No encerramento, haviam participantes de todas as séries, numa mostra de talento e vivência que pôde ser vista no rosto de cada um dos participantes.
 A diretora da escola, Márcia de Belo Melles, ressaltou, durante a abertura do evento, que aquele aluno que não gostava de ler, agora já não pode dizer o mesmo. O projeto despertou o interesse pela literatura de uma forma geral, fazendo com que a biblioteca ficasse sempre repleta de alunos e os livros emprestados para leitura domiciliar.
 Para que o encerramento do projeto fosse a altura dos demais trabalhos desenvolvidos, um cenário imitando um grande salão de festa da época foi montado na quadra poliesportiva da escola e, os alunos, vestidos a caráter, deram o tom especial ao cerimonial apresentado.
 No baile havia de tudo. Duques e duquesas, condes e condessas, príncipes e  princesas e, é claro, o rei e a rainha do castelo. Tudo dentro do protocolo real, com direito a guarda particular e bobo da corte.
 Os demais alunos ficaram o tempo todo prestando atenção nas coreografias apresentadas pelo grupo artístico da dança e da ginástica. Um momento que remeteu a cada um dos espectadores ao passado; a um tempo de magia, encantamento e sonhos. Geralmente conhecidos pelos alunos apenas nas histórias de contos de fadas.
 O grande aprendizado deixado pelo projeto é que cada um passe a partir de hoje a ver as estórias de outra maneira, que possa ver os livros como verdadeiros amigos e a escola como um local o­nde tudo pode acontecer; ensinando e formando para a vida.

fotos: Flávio H. Silva