Notícias | + Listar todas
Diretoria de Segurança Pública participa de Fórum de Gerenciadores de Transporte e Trânsito em Uberlândia
21/06/2008
Funcionários da Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, participaram nos dias 5 e 6 de junho na cidade de Uberlândia/MG, do 48º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, evento promovido pela Associação de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Uberlândia.
Para o presidente do Fórum, Galba Gomes, o evento visou a melhoria da formação dos participantes, levando profissionais experientes para falar sobre temas de interesse e também apresentar experiências de êxito das cidades no que se refere ao gerenciamento de trânsito e transporte. “Enfim, melhorar a qualidade dos transportes coletivos, principalmente despertar essa necessidade como política de governo, pois as cidades estão cada vez mais populosas e exigem alternativas de trânsito que não se restrinjam ao automóvel, priorizando os pedestres e, principalmente, os portadores de necessidades especiais, protegendo assim o mais fraco, através de uma maior fiscalização e campanhas educativas intensificadas”, afirmou.
O evento teve como foco principal discutir temas relacionados à mobilidade urbana nas cidades por meio de palestras com especialistas, entre eles, Renato Boareto, gestor ambiental e ex-diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, que foi ao Fórum para apresentar tendências nacionais e internacionais no setor. “A mobilidade urbana é um tema novo que precisa ser discutido, pois abrange a locomoção em todos os aspectos, pensando em alternativas que contemplem todos os cidadãos que utilizam as vias públicas”, afirmou.
Durante o Fórum foram debatidos outros temas como Transporte Público e Acessibilidade. Na ocasião, foi apresentado o Programa de Qualidade ANTP e experiências de êxito de alguns municípios mineiros com trabalhos de Educação para o Trânsito.
São Sebastião do Paraíso apresentou o programa “Educando para o Trânsito”, onde sua metodologia foi bastante elogiada, gerando até um convite para representar Minas Gerais no Grupo de Trabalho (GT) de Educação para o Trânsito da ANTP.
Para a coordenadora do programa “Educação para o Trânsito” da cidade de Uberlândia, Patricia Villela, foi um avanço grande a participação dos educadores no Fórum, podendo mostrar a importância da educação no planejamento urbano. “A educação para o trânsito, é ferramenta indispensável para a organização do espaço urbano ou seja para a mobilidade humana, pautada no respeito, gentileza e solidadriedade, é claro que aliada a engenharia e fiscalização", disse.
Também foram abordadas as propostas de mudança do Código de Trânsito Brasileiro e na programação do evento, os participantes conheceram o Sistema Integrado de Transporte em Uberlândia, através de uma visita técnica ao Corredor Estrutural da avenida João Naves de Ávila, que é referência nacional em corredores de transporte coletivo.
fotos: Guto Gonçalves