Prefeitura entrega nova sede da USF da Vila Formosa

20/06/2008

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na entrega das novas instalações da Unidade de Saúde da Família “Dr. José de Oliveira Brandão Filho” - USF Vila Formosa. O evento ocorreu na sexta-feira, 20 de junho, às 9h, na rua Maria Abadia Amaral Malaguti, nº 180.
 A Unidade tem o nome em homenagem ao médico José de Oliveira Brandão Filho, casado com a Dely Aguiar Moreira Brandão, que recebeu a homenagem das mãos do prefeito Mauro Zanin. A segunda homenagem foi entregue para Selma de Paula Duarte Machado, dona da casa que hoje é ocupada pela USF e que muito contribuiu para a reforma e adaptações das novas instalações. As agentes comunitárias de saúde cantaram uma música  em homenagem a comunidade que muito contribuiu durante a mudança da unidade.
 A Unidade existe desde dezembro de 2005, à rua Manoel de Oliveira Mafra, nº 223, e agora, com o surgimento de vários projetos pilotos como a acupuntura e também a horta medicinal, a estrutura física estava ficando pequena e com o apoio da população, encontraram uma casa que se adaptou melhor aos projetos desenvolvidos pela equipe da USF.
 A área de cobertura desta unidade vai desde a Vila Formosa, Vila Nova, Nossa Senhora de Fátima, Real Grandeza e partes dos bairros Jardim Coolapa e Mocoquinha, num total de 3.176 cadastrados. Além de um espaço mais amplo, a sede da Unidade contará com uma espaçosa sala de espera, consultórios médico e dentário, banheiro para pacientes e para funcionários, salas para oficinas operativas, observação clínica, enfermagem e para procedimentos e curativos; uma horta o­nde já estão sendo plantadas ervas medicinais e a sala de expurgo. Ao final do evento a população agradeceu ao prefeito a benfeitoria realizada aos bairros e houve uma confraternização.
 De acordo com o diretor de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, as Unidades de Saúde da Família estão atingindo um dos principais objetivos do programa, que é a prevenção. “Os números nos mostram que o resultado é muito positivo. O número de casos de doenças tem caído e podemos dizer que hoje falamos em saúde e não mais em doença”, comemorou o diretor.
 Já o prefeito Mauro Zanin destacou o empenho de todos. “Temos uma equipe empenhada em oferecer serviços de qualidade aos paraisenses, incluindo a saúde. E o resultado aparece e nos dá mais forças para encarar o desafio de prover a cobertura de 100% de toda a cidade com uma unidade de saúde da família. É um atendimento mais humanizado e o envolvimento dos cadastrados também faz com que este programa seja diferenciado e possa atingir os resultados e as metas traçadas pela Diretoria de Saúde”, completou o prefeito.
 Além da grande participação dos cadastrados do programa, estiveram presentes várias autoridades como o capitão Campos da Polícia Militar; o sub-ten Rezende do Corpo de Bombeiros; a diretora de Educação, Cultura e Esporte, Maria Luiza Coelho de Pádua; o representante da Diretoria de Obras, Marco Antonio Ribeiro; diretor de Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Cel. Pedro Ivo Vaconcelos; Wandilson Aparecido Bícego, gerente de Controle e Avaliação; Rozi Mari Bulgari, gerente da Ação Social; Christian Alves Neto, gerente de Saúde; representantes de vários setores da saúde; o diretor de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira; o vereador Antônio César Picirillo e o vice-prefeito Márcio da Silveira. Ainda estiveram presentes os familiares do médico José de Oliveira Brandão Filho, sendo as filhas Maria Helena Moreira Brandão Alcântara e Maria Cristina Moreira Brandão Pedrosa, além do genro Henry José Brigagão Alcântara.
 A USF Vila Formosa é coordenada pelo enfermeiro Reginaldo Afonso de Paula e o médico que atende os cadastrados é Randal Vinícius Bianchi, além da equipe formada por técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

fotos: Guto Gonçalves