Notícias | + Listar todas
Escola realiza 3ª edição de concurso de poesia
20/06/2008
A escola municipal Napoleão Volpe, localizada no bairro rural dos Volpes, em São Sebastião do Paraíso, finalizou na segunda-feira, 9 de junho, a 3ª edição do seu tradicional concurso de poesia. Promovido pela Academia Volpe de Cultura (AVC) e com o tema “Sentimento: o que é ?”, o concurso compreendeu duas fases, sendo uma classificatória (06/06) e, a grande final.
Dentre os objetivos alcançados dentro do projeto, estão o desenvolvimento das habilidades da escrita, a melhora da prática de produção textual, utilizando a interdisciplinariedade e a ampliação do conceito “sentimento”, analisando a influência da mídia na vida dos adolescentes.
Segundo a professora de língua portuguesa, Marília de Souza Neves, o trabalho teve início com a divisão dos alunos em equipes, fazendo com que eles analisassem uma poesia, já existente, de forma textual e estrutural. Através de pesquisas e enriquecedoras discussões, os alunos puderam ampliar seus conceitos sobre o assunto em questão, produzindo suas poesias, dentro dos objetivos propostos a cada turma.
Uma comissão julgadora selecionou as três melhores poesias na 1ª fase do 6º, 7º, 8º e 9 º ano, analisando quesitos como coerência com o tema, estrutura do texto, sonoridade e criatividade. Na fase final, apenas quatro poesias disputaram o primeiro lugar, tendo como vencedora a obra da aluna do 6º ano, Aline Aparecida Silva.
“Este foi o melhor concurso de poesia que já realizamos. Os objetivos alcançaram um resultado bastante satisfatório e pudemos verificar o progresso dos educandos, os quais tiveram a oportunidade de discutir, com mais propriedade, este tema, muita vezes, banalizado pela sociedade”, enfatizou Marília Neves.
O evento foi iniciado e encerrado com números de dança, coordenados pela professora Alessandra Márcia Montanhini.
Confira a poesia vencedora do 3º concurso da escola municipal Napoleão Volpe.
Sentimentos Diferentes
Nem sempre os sentimentos são legais
Eles surgem de um jeito especial
Mas não são totalmente corretos
Às vezes, muito indiretos...
São tão diferentes...
E mexem dentro da gente
Usam a raiva e a calma
E brotam de nossa alma
Medo, saudade, paixão
Feridas do coração
Mas o amor é real
De tão forte, é imortal!!!
fotos: Flávio H. Silva