Escola empossa conselheiros ambientais

16/06/2008

foto: Guto Gonçalves Aconteceu na manhã de quarta-feira, 4 de junho, na Escola Municipal Ibrantina Amaral, situada no bairro Verona em São Sebastião do Paraíso, a posse dos membros do Copami-IA (Conselho dos Protetores Ambientais Mirins da Ibrantina Amaral), composto por alunos da instituição responsáveis pela promoção, proteção e divulgação de ações ligadas à preservação do meio ambiente.
 Na cerimônia estiveram presentes a diretora da escola municipal Ibrantina Amaral, Rosélia Rosa Luz, a diretora municipal de educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, o prefeito, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, além de diretoras, professoras e alunos de outras escolas da rede municipal, equipe da Vigilância Sanitária, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Adaap (Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso).
 Em sua fala, a diretora da escola agradeceu a presença de todos ressaltando a parceria com os diversos órgãos ambientais ligados ao setor, fazendo com que o projeto pudesse caminhar e chegar a esse momento. “Essa é a nossa responsabilidade enquanto alunos e escola de levarmos a conscientização ambiental ao restante da nossa comunidade”, disse Rosélia.
 Para  Maria Luiza Coelho de Pádua, a escola a partir de agora assume um compromisso com a questão ambiental que servirá de exemplo para os demais alunos e escolas do município, que com certeza copiarão a idéia com vistas à proteção da natureza. “Esse é um trabalho diferenciado que mostra a responsabilidade desses jovens com a mudança pelo qual nosso meio ambiente infelizmente vem passando. Essa é uma ação concreta que surtirá grandes resultados”, enfatizou.
 O projeto tem como objetivo praticar os “4R”: reaproveitar, reciclar, reduzir e recuperar, além de envolver a sociedade nas possíveis ações desenvolvidas, pesquisar e estudar temas em questão, realizar parcerias com catadores de recicláveis para coleta seletiva, realizar oficinas com trabalhos de artesanato e outros produtos utilizando materiais recicláveis, realizar controle de energia elétrica e conscientização, preservar e recuperar nascentes e beiras de rios através de plantação de mudas de árvores nativas e frutíferas, ter responsabilidade, postura ética e respeitosa, além de participar de reuniões, eventos e palestras.
 Ao final, os membros eleitos assinaram a ata de posse que ficou assim composta: Presidente – Thais Morais Cunha; Vice-Presidente – Thalles Fernando Augusto de Oliveira; Tesoureira – Gracieli Stefani dos Reis; Secretária – Viviane Cristina Pereira.
 O programa ainda tem como parceiros os órgãos de imprensa TV Sudoeste e Jornal do Sudoeste; os estabelecimentos comerciais A+B Modinhas, Casa das Tintas, Telephoto, Supertog e a empresa Pedreira Cantieri. Os convidados para a cerimônia receberam ao final do evento um kit reciclagem, contendo um detergente e sabão em pó, ambos feitos a base de óleo de cozinha usado.