Escola desenvolve oficinas de jornalismo

11/06/2008

foto: Flávio H. Silva A escola municipal Napoleão Volpe, localizada na região dos Volpes, zona rural de São Sebastião do Paraíso, resolveu inovar e usar da criatividade de seus alunos, inserindo em sua grade curricular, a matéria de produção jornalística como forma de oficinas de reportagem com vistas ao desenvolvimento da escrita, leitura e integração das crianças.
 Atualmente participam os alunos da 4ª série. Na terça-feira, 27 de maio, eles participaram de uma palestra sobre o tema com os jornalistas Flávio Henrique Silva, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal e Regiane Antunes de Souza, apresentadora e repórter da TV Sudoeste.
 De acordo com a vice-diretora da escola, Sônia de Pádua, a idéia surgiu com o objetivo de mostrar para os alunos o quanto uma matéria jornalística pode auxiliar no  dia-a-dia. Aguçar esse conhecimento é importantíssimo para as diversas formas de linguagem que se pode encontrar dentro de uma matéria. “Sabemos que as reportagens são as maiores portadoras de textos que existem e hoje, com essa palestra, pudemos conhecer as diversas formas de produzi-las”, ressaltou.
 Atentos a cada informação, os alunos iam tomando nota de tudo que era falado, mostrando interesse e curiosidade pelos temas apresentados. Além dos alunos da 4ª série, estavam também presentes os da 3ª, que no próximo ano passarão a ter a disciplina e se mostraram bem ansiosos em praticar o Jornalismo.
 Segundo a professora responsável pelo desenvolvimento do projeto, Fátima Terezinha Lizarelli, a proposta, após as dicas dadas pelos profissionais, é fazer com que cada um produza a sua própria matéria, com fins a praticar o que aprenderam  desenvolvendo sua escrita.
 “Temos uma proposta de elaborar uma reportagem falando sobre a recém inaugurada usina de álcool na cidade, pois, por estar localizada próxima a nossa escola, é uma novidade e uma nova realidade para eles, o que despertará ainda mais esse interesse quando estiverem praticando os ensinamentos da sala de aula”, disse.
 A aluna Alana Cristina Volpe, disse que não sabia o quanto era difícil fazer uma matéria e como é necessário conhecer do assunto para poder escrever. “Aprendi muito hoje, gostei das informações que tive”, comentou. Sua colega, Júlia Ricardo Vilela, da mesma sala, achou tudo muito interessante e se surpreendeu ao saber como é minucioso um trabalho de produção, captação de informação e divulgação de uma notícia. “A gente nem tem idéia de como é feito e quando vemos isso nos surpreendemos”, exclamou. Para Matheus Célis Carmessan, essa foi uma ótima oportunidade para aperfeiçoar as orientações anteriores, mas ele disse não querer seguir essa profissão no futuro. “Quero aprender a escrever, me aperfeiçoar, mas não quero ser jornalista, é muito difícil”, concluiu.
 Dentro das informações passadas aos alunos estavam a parte de produção de pautas, trabalho de externa, edição de matérias, trabalho em equipe e abordagem e formulação de perguntas aos entrevistados.