Notícias | + Listar todas
Vacinação contra a gripe para maiores de 60 anos termina nesta sexta, 9
08/05/2008
A campanha de vacinação contra a gripe para as pessoas com 60 anos ou mais, está prevista para terminar nesta sexta-feira, 9 de maio, em todo o país. Esta é a sua décima realização e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 13 milhões de idosos contra a gripe em todo o Brasil.
Pesquisas revelam que a vacinação contra a gripe reduz em 32% as internações por pneumonia e em 50% por problemas respiratórios e isso tem um impacto do ponto financeiro significativo para o Sistema Único de Saúde e mais importante ainda, porque reduz mortes.
De acordo com a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino de Moraes, apesar de todo o esforço que é feito pelas vacinadoras, pela mídia e por funcionários que trabalham com saúde, muitos idosos se recusam a vacinar. “Sempre falamos dos benefícios que a vacina trás para a pessoa e mesmo assim muitos se recusam a vacinar com medo de ficarem gripados”. Geisa ainda enfatiza que a vacina não provoca gripe pois é feita com o vírus inativado. “É praticamente impossível a pessoa desenvolver a gripe por ter se vacinado. O que pode acontecer é ela já estar com um vírus da gripe no corpo e coincidir de desenvolver a doença depois que ela foi vacinada”, completa a coordenadora.
A vacinação contra a gripe em Paraíso começou no dia 22 de abril, na zona rural. A meta, que até então era de 70% dos idosos da cidade, neste ano aumentou para 80%, o que corresponde a 5.600 pessoas, num total de 7.063.
Além do posto de Puericultura, as USFs do Caic, Asilo, Jardim Planalto e o distrito de Guardinha também oferecem a vacina. A coordenadora ainda lembra que a pessoa deve levar o cartão de vacinação pois além da vacina da gripe, outras doses desatualizadas serão aplicadas também.
As pessoas com 60 anos ou mais que forem acamadas ou não puderem se locomover deve entrar em contato com a equipe da Vigilância Epidemiológica, na rua Gedor Silveira, em frente ao Banco Itaú, ou através do telefone 3539-1040.