Prefeitura de Paraíso inicia programa Ecofran

07/05/2008

Teve início na segunda-feira, 5 de maio, o “Identidade Própria”, programa de apoio ao primeiro emprego desenvolvido pela Universidade de Franca em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O objetivo é qualificar 80 jovens selecionados, com idade entre 16 e 24 anos, que ainda não tenham registro na carteira de trabalho, para conseguirem uma colocação profissional ao final do programa.
 A sua duração é de seis meses, sendo dividido em duas etapa. Na primeira os jovens ficarão por três meses recebendo conhecimentos específicos de português, matemática, saúde e cidadania que serão passados na sede da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori que cedeu suas dependências para o funcionamento do primeiro módulo. Na segunda, eles passarão mais um trimestre recebendo aulas na sede da Unifran, na cidade paulista de Franca, junto com os outros 2.080 integrantes do programa de várias cidades de Minas Gerais e de São Paulo. Durante o período do curso, os alunos receberão uma bolsa para ajuda de custo.
 Durante a aula inaugural, a gerente de ação social do município, Rosi Mari Bulgari destacou a importância da ação. “É fácil encontrar quem tire os jovens do rumo, principalmente para atraí-los para as drogas. Difícil é oferecer oportunidade dos jovens crescerem e terem um futuro com mais oportunidades. É isso que estamos oferecendo e espero que todos possam aproveitar esta chance”, destaca a gerente.
 O prefeito Mauro Zanin esteve presente ao evento e fez a entrega simbólica do material didático e do uniforme aos jovens. A Prefeitura está em fase de assinatura de um convênio com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) para a implantação de uma unidade do SENAI em Paraíso para a formação de mão-de-obra qualificada.
 A meta estabelecida pela coordenação do programa é que ao final do curso, pelo menos 30% dos jovens consigam estar com a carteira de trabalho assinada.