Projeto de escola desperta interesse pelas artes

05/05/2008

Um projeto desenvolvido pela escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic), em São Sebastião do Paraíso, tem despertado o interesse de seus alunos pela artes, em todos os sentidos. Com oficinas que procuram explorar as potencialidades de cada um, os alunos vêm se mostrando cada vez mais interagidos com as diversas formas de artes, seja na dança, teatro, música ou atividades visuais.
 Segundo a professora de música e artes da escola, Cinara Soares Caetano Vanoni, esse é um trabalho interdisciplinar com o apoio principalmente das professoras de biblioteca, Luzia Aparecida Pimenta e Lúcia Helena Guimarães Pereira, que trabalham a parte literária, incentivando a leitura e o aprendizado. “A parte teatral do projeto é uma forma lúdica de aprendizagem, o­nde o aluno tem a oportunidade de aprender se conhecendo e divertindo”, disse.
 A professora destaca que através da representação foi possível descobrir diversos talentos “escondidos” dentro da escola e que o resultado, a cada peça encenada, surpreende, pelo esforço e dedicação de seus alunos. “Precisamos trabalhar as potencialidades de cada um. Todos nós temos algum talento oculto, adormecido, escondido e precisa ser trabalhado. É isso que fazemos. As apresentações dos alunos servem para desinibição e reconhecimento do trabalho que estão fazendo. Temos grandes descobertas dentro da nossa escola”, destacou  Cinara Vanoni.
 Na próxima quarta-feira, 30, a partir das 9h15, na própria escola, os alunos envolvidos no projeto, 1º ao 4º ano, farão uma apresentação com o tema trabalhado em abril, “O casamento da Emília”, em referência a Monteiro Lobato, comemorando também no mês, o dia do livro. As peças são encenadas geralmente na hora do recreio para que os demais alunos possam ter uma diversidade no momento da recreação.
 “Cada mês procuramos envolvê-los em um tema. Em março foi o circo, em abril o dia do livro e, com isso, vamos ensinando, encenando, divertindo e descobrindo talentos”, encerrou a professora.

Alunos do Caic encenam Monteiro Lobato

Coordenados pela professora de artes, Cinara Soares Caetano Vanoni,  da escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic), localizada no bairro Santa Tereza, em São Sebastião do Paraíso, os alunos do 1º ao 4º ano, apresentaram, na quarta-feira, 30,  a peça “O casamento da Emília”, baseado na obra de Monteiro Lobato, do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Com uma platéia animada e atenta ao que acontecia, as crianças mostraram todo o seu talento e a história de Emília e sua turma, uma boneca de pano que queria se casar com um leitão chamado Rabicó.
 De acordo com a professora responsável, esse é um projeto interdisciplinar, que envolve principalmente as aulas de biblioteca o­nde os alunos passam a ter mais contato com a literatura e as obras de Monteiro Lobato, que neste mês foi homenageado com essa peça, também lembrando o dia do livro.
 Animados, os pequenos atores mostraram maturidade ao lidar com o palco e a platéia. Bem articulados, passaram a mensagem que deixou colegas e professoras atentas ao texto o tempo todo. “Uma conquista”, disse Cinara Vanoni.  “Esse era o objetivo do trabalho, desinibir, descobrir talentos e ensinar ao mesmo tempo”, completou.
 Diante do sucesso da apresentação, diretora e atores da peça se comprometeram a realizar todos mês uma atividade parecida para lembrar as datas importantes do nosso calendário. Fica agora a expectativa para novos eventos.
 Confira a relação dos alunos que participaram da peça:
Adriane Vasconcelos Rezende – Cuca;
Bruna Martinez de Freitas – Tia Anastácia;
Carolina Rodrigues dos Santos – Vidro Azul;
Claudinei Pimenta de Oliveira Junior – Rabicó;
Dener Thales Bessa – Visconde de Sabugosa;
Evelin Carolina Custódio – Assistente de palco;
Ingrid de Paula Paulino – Emília 1;
Joel Donizete de Carvalho Junior – Padre;
Karem Quitéria Ferreira Gonçalves – Narizinho;
Laura Machado Alves – Dona Benta;
Letícia Melo da Silva – Emília 2;
Luan Vinícius Bezerra Sabi – Pedrinho;
Luana Perpétua dos Reis Bernardes – Saci;
Paula Aparecida Zane de Moraes – Narradora;
Renan Rodrigues dos Santos – Monteiro Lobato;
Sueli Nogueira – Assistente de palco;
Ueder Bezerra da Silva – Índio.

fotos: Flávio H. Silva