Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Educação: Paraíso lidera ranking e fica em 4º no Estado

13/11/2024

Paraíso lidera índice de qualidade da educação na região e é o 4º no Estado de Minas

O município de São Sebastião do Paraíso lidera o ranking do Índice de Qualidade de Educação na região e é o 4º município no Estado de Minas com o melhor desempenho, conforme relatório divulgado pela da Fundação João Pinheiro (FJP) referente aos dados consolidados de 2024.  O índice leva em consideração quatro critérios: Desempenho, Rendimento, Atendimento e Gestão Escolar, referentes ao nível socioeconômico dos estudantes 2°, 5º e 9º anos em avaliações externas promovidas pelo Estado.

De acordo com o relatório, o índice de desempenho foi de 0,0129352, que considera a taxa de participação nas avaliações, índice de vulnerabilidade e proficiência nas avaliações de Matemática e Língua Portuguesa; já o rendimento foi de 0,00091547, que leva em consideração questões como taxa de evasão escolar, índice de aprovação e proporção de definicientes; na categoria atendimento, que considera, principalmente, número de alunos matriculados e taxa de municipalização do ensino, o índice foi de 0,00111246.

Por fim, em relação à gestão escolar, o índice alcançado pelo município foi de 0,00925193, que considera questões como a acessibilidade nas escolas, saneamento, água potável e acesso à internet. Os dados consolidados, que apontam um índice de 0,00238451 colocam São Sebastião do Paraíso à frente de todos os municípios da região e o 4º no estado como melhor desempenho na Educação.

O relatório divulgado pela FJP é referência para a distribuição da parcela da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os municípios, considerando o critério Educação. A distribuição é regulamentada pela Lei nº 18.030, de 12 de janeiro de 2009, atualizada pela lei nº 24.41, de 14 de setembro de 2023. Os dados são extraídos da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), e divulgados pela FJP, por meio do relatório da Lei Robin Hood.

De acordo com o prefeito Marcelo Morais, as ações realizadas por todos inseridos na rede municipal começam a surtir efeitos em toda a rede. “Temos a convicção de que nos próximos anos estaremos ocupando o primeiro lugar no Estado em todos os quesitos porque estamos atacando fortemente para resolver demandas antigas dentro da rede municipal. Quero agradecer a toda equipe em nome do secretário Lucas Cândido, agradecer a todos os profissionais de Educação que estão lutando para avançarmos e a todos que acreditam de fato na proposta diante do que realmente estamos tentando fazer. Feliz demais em ter esses dados sendo divulgados ao final do nosso mandato. Foi um mandato de realizações e vamos continuar focados em avançar ainda mais”, finaliza o prefeito.