Inaugurado Hospital de Queimados em Paraíso

13/02/2023

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, a inauguração da ala do Hospital de Queimados, na Santa Casa de Misericórdia do Município. O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Victor, da superintendente regional de Saúde, Kátia Gonçalves, além de prefeitos e secretários municipais de Saúde da microrregião.

Antes de ser realizada a inauguração do Hospital, o prefeito Marcelo Morais recepcionou a comitiva do secretário de Estado de Saúde e da superintendente regional de Saúde no aeroporto, logo após se direcionaram à Prefeitura onde tiveram uma breve reunião para tratar sobre questões técnicas e demandas importantes para o Município.

Na oportunidade, Baccheretti falou sobre a expectativa de elevar o nível na Ala de queimados para atendimentos mais complexos, dispensando o deslocamento de pacientes até a referência neste tipo de tratamento. Hoje, a capacidade do Hospital é para atendimentos do “tipo II”, que para pessoas com queimaduras de até 30% no corpo, e o pleito no momento é para que seja elevado referência "tipo 1", ou seja, pessoas com mais de 30% de queimaduras no corpo.

Conforme destacou o prefeito Marcelo Morais, além do serviço de neurocirurgia que a Prefeitura está implantando na cidade, a Administração também focou na implantação do Hospital de Queimados, entregue à população oficialmente nesta data. A implantação do Hospital vem de encontro ao vazio existencial que existe na Macrosul de Saúde para esses atendimentos.

“Vamos conseguir atender, diante de todas as dificuldades que os municípios sofrem para encaminhar pacientes, principalmente para a referência, que é o João XXIII e que atende a praticamente todos os Hospitais de Minas Gerais. Então, diante da soma de esforços, na qual a gente agradece o secretário de saúde e a superintendência regional de saúde, que contribuíram para que chegássemos a esse momento”, ressaltou.

Por fim, foi realizada uma visita pelas dependências do Hospital até a Ala onde estão funcionando os atendimentos desta especialidade, tendo sido realizado o descerramento da placa de inauguração.

DEMANDA RAPIDAMENTE ATENDIDA

A necessidade do Hospital de Queimados para São Sebastião do Paraíso foi debatida em reuniões com a Superintendência Regional de Saúde de Passos, na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) e na Comissão Intergestores Regional (CIR), onde destacou-se o lapso que existe para o atendimento regional dos pacientes com queimaduras.

Em maio do último ano, o secretário esteve em São Sebastião do Paraíso onde foi recepcionado pelos prefeitos que compõem a microrregião de Saúde, entre eles de São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamogi, Jacuí e Pratápolis. Na oportunidade foi oficializada a carta de Intenções para a criação do Hospital de Queimados, assinada por todos os líderes do Executivo de seus respectivos municípios.

O pedido ressaltava a necessidade do Hospital, tendo em vista o vazio assistencial na Macro Sul para tratamento de pacientes vítimas de queimaduras graves, sendo o tratamento oferecido, na sua maioria, na capital mineira. Com a chancela do Governo do Estado, o Hospital passou a funcionar em janeiro deste ano, já tendo, inclusive, atendido a alguns pacientes com queimaduras de até 30% do corpo.