Choque de gestão reduz dívida em mais de R$ 20 milhões

27/05/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso apresentará em Audiência Pública Quadrimestral na Câmara na próxima segunda-feira, 30, uma redução de mais de R$ 20 milhões em dívidas fundada e flutuante do Município. Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, a dívida total era de R$ 50.476.689,36, que em um ano caiu para R$ 30.146.556,34, ou seja, uma redução de aproximadamente 40%.

O valor da dívida flutuante do Município até 31 de dezembro de 2020 era de R$ 23.651.669,62, passando para R$ 7.015.198,59, uma queda que representa R$ 16.636.471,03. Os números são bastante expressivos, tendo em vista que a dívida flutuante é uma dívida a curto prazo e que precisa ser paga rapidamente para manter a máquina pública funcionando, já que envolve prestadores de serviços e fornecedores.

A dívida fundada, ou seja, dívida a longo prazo proveniente de parcelamentos de outras gestões, teve uma queda de R$ 26.825.019,74 para R$ 23.197.357,75, o que representa uma redução de R$ 3.697.661,99. Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais o objetivo da Administração é reduzir ainda mais essa dívida, passando dos R$ 30 milhões para R$ 24 milhões até o final de 2023, e entregando a Prefeitura com uma dívida de R$ 18 milhões até o final do mandato, sendo este valor somente de dívida a longo prazo, zerando assim a dívida flutuante.

Segundo Morais, este é um trabalho árduo e muito detalhado que está seguindo exatamente o planejamento feito desde o começo do mandato, mesmo tendo enfrentado sérios desafios diante da pandemia da Covid-19. “Apesar dos gastos que tivemos em decorrência da pandemia, o objetivo é fazer com que essa dívida continue caindo e que sigamos estritamente o que foi programado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, pela Secretaria de Saúde, pela Secretaria de Obras e pela Secretaria de Educação, que são os maiores orçamentos da Prefeitura”, explica.

O prefeito ressalta que tem sido feito um trabalho muito detalhado pelas equipes de conferir ficha por ficha e empenho por empenho diariamente para que esses números continuem caindo progressivamente. “Como matemático eu fico muito contente de estar junto a nossa equipe conseguindo fazer a gestão que nós gostaríamos de fazer, sem deixar de fazer os investimentos que estamos realizando na cidade”, acrescenta.

Entre esses investimentos, Morais pontua a compra das ambulâncias, das UTI’s móveis, vans para o transporte de alunos e professores, reformas nas escolas, a recuperação e asfaltamento de diversas ruas, a revitalização da Lagoinha e das lagoas do San Genaro, além de diversas obras que estão sendo executadas e outras que estão para ser iniciadas.

“Estamos seguindo à risca aquilo que foi planejado para que essa dívida continue caindo e, consequentemente, a Prefeitura tenha ainda mais força de investimento, contratação e pagamento. Desta forma, a Prefeitura que pegamos com mais de R$ 50 milhões em dívidas, entregaremos com R$ 18 milhões da dívida fundada adquirida em gestões anteriores. Uma gestão que está sendo pautada pela lisura, transparência e no comprometimento com o cidadão de não gastar o dinheiro de forma errada. Com isso quem ganha é a população e continuaremos focados naquilo que planejamos desde o início da nossa gestão”, finaliza o prefeito Marcelo Morais.