Guardinha realiza Festa da Congada neste fim de semana

24/05/2022

Após três anos, a comunidade de Guardinha – distrito de São Sebastião do Paraíso, volta a realizar nos dias 28 e 29 de maio, a tradicional Festa da Congada e Moçambique, com apresentações de ternos locais, paraisenses e de cidades vizinhas. A expectativa da população é grande para a volta das batidas de caixas, cantos e bailados, que foram interrompidos devido à pandemia da Covid 19.

A organização do evento está a cargo da Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura, que não está medindo esforços para oferecer uma infraestrutura adequada para as apresentações e acomodação do público. O município vai disponibilizar transporte e almoço para os ternos que, por sua vez, também já estão realizando ensaios e todo o preparativo para ir à festa, que acontece em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos e Santa Isabel.

A programação começa no sábado, às 14h, com o evento “Praça Viva”, realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), com show musical, sorteio de brindes e rua de lazer que vai até às 17h. À noite, a partir das 20h, tem a abertura do salão paroquial e show com Rafael Moraes & Banda (21h) e DJ Gabriel Carlos a partir das 0h.

No domingo, às 10h, tem Missa solene na Igreja Senhor Bom Jesus e o início das apresentações dos ternos será a partir das 12h. Estão confirmadas as participações de dois ternos de Guardinha, doze de São Sebastião do Paraíso e quatro de cidades vizinhas: Alterosa, Jacuí, São Tomás de Aquino e Santo Antônio da Alegria. A abertura do salão paroquial com show ao vivo será às 14h.

No início do mês de junho, o prefeito Marcelo Morais deve se reunir com os representantes dos ternos para tratar dos preparativos da Festa da Congada em São Sebastião do Paraíso, que também volta com os desfiles no mês de dezembro. Durante a pandemia, tanto em Guardinha, como em Paraíso, aconteceu apenas a parte religiosa.