Prefeitura promove 4º mutirão de combate à dengue

04/04/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, promoveu nesse sábado, 2, o 4° mutirão de combate à dengue. A ação foi realizada nos bairros Parque Belvedere, São Francisco e João XXIII, onde os números de notificações começaram a aumentar e têm causado preocupação.

O mutirão de sábado contou com a participação do Cidassp, e-Descarte e Acassp, que colaboraram como o recolhimento de materiais recicláveis, além de colchão, pneus e lixo eletrônico. A ação tem se tornado imprescindível para frear o avanço da dengue no Município, mas somente os trabalhos da Prefeitura não têm gerado o resultado esperado.

Conforme explica o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, em bairros onde já foram realizados os mutirões, os agentes de endemia têm encontrado muito material descartado irregularmente, mesmo diante dos apelos para que a população faça a sua parte e ajude a Administração no combate à dengue.

“Dengue mata, é preciso entender isto. A impressão que temos é que parece que a população ainda tem dificuldade em dar a destinação correta a materiais que possam acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito da dengue. O mutirão é uma ação séria, e que precisa ser levada a sério por todos”, ressalta.

De acordo com Luciano, somente nesse sábado foram nove caminhões repletos de materiais que poderiam servir de criadouro do Aedes Aegypt. “Não adianta a gente fazer um mutirão se a população não fizer sua parte, não é mesmo? As notificações continuam chegando, e estão subindo cada vez mais”, alerta.

Luciano acrescenta ainda que no bairro Belvedere existe um número bem específico de pessoas notificadas no Belvedere, São Francisco e João XXIII, assim como no Morumbi e Cidade Nova, onde também o mutirão de limpeza foi realizado. “Se a população não tirar um tempinho pra olhar o quintal, não vamos conseguir vencer a dengue. A situação é preocupante e precisamos que todos façam a sua parte”, completa.