Prefeitura passa a oferecer isenção para uso do bota-fora

22/10/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está em fase final para a implantação de um novo bota-fora no município para o recebimento de resíduos de construção civil e inertes. O bota-fora não terá custo para os usuários, entretanto, a fiscalização será mais rigorosa para aqueles que forem flagrados fazendo o descarte irregular desses materiais.

De acordo com o secretário responsável pela Pasta, Renan Jorge Preto, além desses resíduos, o bota-fora também passará a receber restos de jardinagem e podas de árvores. “O município tem um triturador de galhos, que será usado para dar a destinação adequadas a esses materiais: ou para alimentação de caldeiras, de fornos, ou então para compostagem, isso para que as pessoas não façam mais o descarte irregular”, ressalta.

Conforme destaca o secretário, o novo bota-fora funcionará no bairro do Itamaraty. Na quinta-feira, o prefeito Marcelo Morais se reuniu com caçambeiros e fretistas para anunciar a retirada da taxa que havia para poder ser usado o bota-fora municipal. De acordo com o Morais, o objetivo é estimular o descarte adequado desses materiais, diminuindo o volume de lixo e entulhos destacado em determinados pontos da cidade.

Renan ressalta ainda que “não está sendo mais cobrada essa taxa do bota-fora do município. Nós assumimos a manutenção e não cobraremos o descarte no local, justamente para que possamos fazer cobranças quanto ao descarte correto desses materiais e punir àqueles que estejam desrespeitando a legislação ambiental”, finalizou.