Prefeitura participa de investigação para detectar poluidores de córrego

01/10/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em trabalho conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais e a Policia Civil, participou dos trabalhos técnicos que resultaram na interdição de um curtume no município por poluição ambiental e busca e apreensão em outro. Segundo apurou a investigação, essas empresas estariam descartando irregularmente resíduos industriais no Córrego Coolapa – local que já vinha sendo alvo de inúmeras denúncias por parte dos moradores.

Conforme o secretário responsável pela Pasta, Renan Jorge Preto, a investigação vinha sendo realizada para identificar a origem da poluição industrial no Córrego Coolapa. “A princípio, já tínhamos alguns suspeitos, e a Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, realizou a investigação dentro das empresas e nos arredores, para tentar localizar a fonte da poluição”.

Renan explica que, devido à rede de esgotamento ser subterrânea, não era possível localizar com facilidade o causador da poluição, assim, um dos trabalhos que foi realizado foi a análise laboratorial dos efluentes de saída das empresas e dos efluentes que chegavam ao Córrego, a fim de se concluir tratar do mesmo efluente. “Outro trabalho que foi realizado para confirmar e dar mais sustentação à apuração do caso foi que na saída do esgoto industrial dessas empresas foi jogado uma substância nos efluentes dessas empresas e, diante do monitoramento realizado por um técnico, conseguimos identificar a origem desse esgoto, que com o descarte, essa sustância causaria alteração do efluente de chegada, possibilitando o rastreamento da origem do esgoto industrial”, aponta.

Um dos curtumes que já estavam com as investigações um pouco mais adiantadas, foi interditado pela Polícia Civil nesta semana, e deve ser mantido assim pelo período de 15 dias, até que a empresa tome providência para a regularização, e o outro curtume investigado teve a investigação finalizada na terça-feira, 28, e também deve ser interditado, até que se tome as medidas para a regularização da situação.

Com a finalização dos autos, as empresas também devem ser multadas pelo crime de poluição ambiental. Conforme o prefeito Marcelo Morais, a Administração está acompanhando desde o início do mandato essas investigações, inclusive ajudando a facilitar o trabalho da Polícia Civil e do Ministério Público a fim de por fim a essa poluição que vinha ocorrendo em nossos mananciais. “É de interesse do Município que seja identificado todos esses empresários que se utilizam de condutas fraudulentas para tirar algum tipo de proveito da nossa cidade e, consequentemente, poluindo os mananciais que temos em nosso Município. Continuaremos firmes com estes trabalhos e identificar todos que estão descumprindo a legislação vigente”, finaliza.