Paraíso participa da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural

01/09/2021

Com a “Exposição fotográfica virtual: memórias do bicentenário paraisense em imagens”, postada no site da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, a Gerência de Cultura participa da 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

A exposição fotográfica conta com imagens selecionadas do acervo de fotos da Casa da Cultura e de acervos particulares de alguns paraisenses. O fio condutor da exposição é uma reflexão da trajetória da importância das políticas públicas do Iepha para preservação da memória paraisense dos bens históricos ao longo dos 200 anos da cidade.

A 8ª edição da Jornada apresenta em 2021 o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, no ano em que se comemora os 50 anos do Iepha e os 200 anos de São Sebastião do Paraíso. Em sua missão, vem acompanhando, de forma visionária, desde a sua fundação, o pensamento preservacionista brasileiro.

É, também, um ano de reflexão sobre as mudanças e os paradigmas impostos pela contemporaneidade. A pandemia causada pela Covid-19 obrigou as populações em todo o mundo a adotarem restrições sociais e o isolamento como principais medidas para conter a propagação do vírus. Esse novo comportamento trouxe à tona uma série de impactos globais que vem reconfigurando os modos de viver em sociedade. Dentre os principais desafios, destacam-se o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais integradas à vida contemporânea.

Além dessa ação, serão realizadas mais duas. Uma oficina para levar o conhecimento dos bens culturais de São Sebastião do Paraíso, evidenciando seu valor histórico trazendo até os dias atuais sua projeção. O público-alvo são os alunos da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental. O formato será em vídeo para envio às escolas.

A terceira ação será uma visita virtual ao Museu Municipal Napoleão Joele, quando, também, será disponibilizado por link no site da Prefeitura contando um pouco da história de algumas peças do acervo e do prédio que fazia parte da antiga Estação Ferroviária Mogiana.

CLIQUE AQUI e visite essa exposição virtual, comente sobre suas lembranças e compartilhe!