Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Produtores rurais terão linha de crédito para monitor propriedade

27/08/2021

Uma forte frente de trabalho desenvolvida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário conseguiu junto às cooperativas de crédito Sicoob Nossocrédito e Sicredi, uma linha de crédito especial para que os produtores que tenham interesse em tornar suas propriedades mais seguras, possam financiar toda a estrutura necessária para o videomonitoramento desses locais.

Conforme destaca o secretário municipal, Renan Jorge Preto, foi um trabalho pensado para facilitar o acesso dos produtores rurais a sistemas de segurança no campo. A ação partiu de uma série de reuniões que envolveram tanto os presidentes das associações rurais, quanto as cooperativas de crédito e prestadores de serviços nesta área. “O intuito disso é trazer mais segurança para o morador da zona rural e que essa segurança seja acessível”, destaca Renan.

O produtor rural que quiser ter o sistema de segurança na sua propriedade pode procurar a prestadora de serviço que ele tiver interesse para fazer o orçamento e, em seguida, procurar as instituições financeiras – Sicoob Nossocrédito e/ou Sicredi – onde terá mais acessibilidade às linhas de crédito voltadas para a área da segurança no campo.

Concomitante a esta ação, o Município também tem um projeto – que está em estudo – para o monitoramento da macrorregião, buscando a vigilância de áreas estratégicas das estradas rurais, a fim de coibir crimes contra o homem do campo. Além disto, a Prefeitura busca aumentar a segurança na cidade, com projeto em estudo para videomonitoramento de prédios e espaços públicos, a fim de coibir ações criminosas.

Para o presidente do Conselho, Marcelo Moraes da Silva, esse trabalho foi pensando na segurança do produtor rural, que tinha como principal demanda a segurança na zona rural. “Foi um trabalho de auxílio, tudo o que fizemos foi ser a ponte entre o produtor rural, as instituições financeiras e os prestadores de serviço, que agora podem buscar a melhor forma de garantir a segurança em sua propriedade. O nosso papel enquanto Conselho, é ser um facilitador para os produtores rurais, e em contrapartida, ajudar os Poderes Legislativo e Executivo no que for preciso”, finaliza.