Prefeitura faz balanço positivo em 6 meses de gestão

02/07/2021

A atual Administração da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso completou em junho seis meses de gestão. Durante este período, o Município realizou diversas ações importantes, apesar dos desafios enfrentados devido à  Covid-19, que tem redirecionado muita atenção do Executivo no combate à pandemia.

Desde o início do ano, a Prefeitura não tem medido esforços para conter o avanço da pandemia da Covid-19 em São Sebastião do Paraíso, ao mesmo tempo que buscou o equilíbrio para que a economia não fosse prejudicada - motivo de alívio aos comerciantes. Com recursos próprios, a Administração ampliou o atendimento do Centro Covid para 24h, assim como o número de leitos e profissionais para que a população pudesse ser assistida sem prejuízo e risco à saúde dos munícipes.

Com a ampliação do atendimento 24 horas, o local passou a acolher àqueles casos menos graves da doença, a fim de desafogar o fluxo que hoje existe no sistema e amparar a Santa Casa no que tange à questão dos leitos de enfermaria. Paralelamente às ações de combate à covid, o Município organizou o maior programa de vacinação registrado em São Sebastião do Paraíso, já tendo realizado a aplicação de mais de 30 mil doses entre a primeira e a segunda. Outro ponto, foi o aumento da fiscalização para garantir que todos os estabelecimentos comerciais estejam cumprindo com os decretos vigentes para o combate à Covid.

Ao mesmo tempo em que buscou equilíbrio no trato com a pandemia e a economia, a Prefeitura pagou mais R$ 10 milhões em dívidas do Município, além de conseguir realizar o pagamento de todos os servidores da ativa e aposentados até o 5º dia útil de cada mês, sem a necessidade de escalonamento, como era feito no passado.

Em relação às obras, serviços públicos e planejamento urbano, além de promover o programa “Cidade Mais Limpa”, mantendo as praças e logradouros públicos limpos e organizados, o Município fez o planejamento para finalizar o calçamento de Guardinha – que já está em fase bem adiantada. Além disto, também programou a pavimentação de ruas em Paraíso – no Parque Industrial II, Jardim América e Jardim Europa. A próxima fase abrangerá a comunidade Termópolis e trechos de estradas rurais em estado crítico, além da continuação do asfalto de Guardinha.

A Prefeitura também organizou diversas ações voltadas para o meio ambiente, entre elas mutirões de limpeza para o combate à dengue, o que possibilitou que o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) caísse de 10% para 8%, e também o programa “Arborizando Paraíso”, que já plantou cerca 500 mudas de árvores no Município.

Outra ação promovida pela Prefeitura foi o maior programa de castração de cães e gatos do Brasil. Durante o mês de maio, a ONG Ajuda, de Juiz de Fora, esteve em Paraíso e realizou a castração de cerca de 3,5 mil animais. O Município investiu aproximadamente R$ 60 mil em recursos próprios e contou com apoio da Câmara Municipal e do deputado estadual Noraldino Júnior, que destinou R$ 290 mil em emendas parlamentares.

No campo da Educação, o Município já promoveu cursos de ensino técnico e pós-graduação em diversas áreas. Atualmente, Paraíso está em processo de municipalização da Escola Estadual São José e de salas dos anos iniciais que estão distribuídas na rede estadual de Ensino. Com a municipalização, serão destinados R$ 8 milhões pelo Governo do Estado para a construção de duas “escolas creches”, sendo uma no Parque Belvedere e outra no Jardim Diamantina, além de uma creche no Alto Bela Vista. O investimento, além de suprir a demanda reprimida que existe pela busca de vagas nas creches, também atenderá cerca de 800 alunos dos anos iniciais que hoje estão na rede estadual de Educação.

“Foram seis meses de muita intensidade, colocar a máquina no trilho, gastar menos do que arrecada, acabar com gastos supérfluos, programar ações e não deixar de investir na cidade; foi o tom de seis meses de mandato. Estamos calçando todas as ruas do distrito de Guardinha, asfaltamos a rua Escócia, estamos em fase final do Parque Industrial II e Jardim América, recuperando vias para melhorar acessos, fizemos a castração que foi um marco, conseguimos criar logística forte na vacinação, fizemos uma boa interlocução com a Câmara que tem nos ajudado demais e aos poucos vamos deixar essa cidade do jeito que precisa. As pessoas terão orgulho de morar em Paraíso porque vamos devolver a cada cidadão aquilo que ele paga de impostos em serviços de qualidade”, finaliza o prefeito Marcelo Morais.