Paraíso participa de diálogo sobre sistemas alimentares

24/06/2021

O Município de São Sebastião do Paraíso participou no mês de abril de um evento virtual com o objetivo de promover o diálogo entre países para a construção de conhecimento e intercâmbio de boas práticas relacionadas ao combate dos desperdícios de alimentos nas escolas da América Latina e Caribe. A nutricionista Renata Pessoni, responsável técnica pela Alimentação Escolar Municipal, participou do evento que foi promovido pela  Food And Agriculture Organization (FAO).

Durante a explanação, foram apresentadas diversas ações para o combate ao desperdício. Na fala do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), algumas ações realizadas no município e a apresentação do “Arroz Mineirinho”, que foi a receita campeã da região sudeste no Concurso Melhores Receitas promovido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE) em 2017, preparado pela merendeira Luciana Pinheiro, da Escola Municipal Noraldino Lima.

Para Renata, foi muito interessante e rico conhecer as ações de diversos países para combater este problema que é a fome. A partir deste evento, a nutricionista foi convidada, por indicação do FNDE/PNAE, a participar de outro evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a FAO e o Instituto do Amanhã, realizado no dia 1º de junho, via plataforma Zoom, para um Diálogo Independente para a Cúpula da ONU de Sistemas Alimentares, levando a voz dos municípios brasileiros, com o tema “A política de alimentação escolar como instrumento de segurança alimentar e nutricional – desafios e alternativas de sua execução no contexto durante e pós pandemia, na perspectiva das cidades”. O evento foi em formato de mesas-redondas virtuais de discussão, com a participação de 45 pessoas.

Os debates foram mediados e no final, foi relatado aos demais participantes todas as ações considerando tanto as temáticas alimentares atuais e urgentes das cidades brasileiras, quanto as políticas públicas alimentares mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Renata falou da importância de conhecer a realidade de diversos municípios e poder contribuir com um pouco de sua realidade e ações. “Foi um momento de pensarmos no nosso município, trazendo experiências que contribuirão para algumas ações em âmbito mundial”, relata.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, a participação do município em um encontro deste teor, comprova a capacidade técnica dos nossos servidores municipais e a certeza de que os nossos estudantes estão recebendo uma alimentação de qualidade.

Saiba mais — A ONU realizará em setembro deste ano, em Nova York, uma Cúpula de Sistemas Alimentares, onde será apresentado um relatório geral do que foi trabalhado e debatido, além de dezenas de outros diálogos intersetoriais pelo mundo, para sintetizar temas importantes nos países e levar contribuições que orientem os pontos-chave dos desafios dos Sistemas Alimentares.