Prefeitura apresenta queda de R$ 10 mi em dívidas do Município

28/05/2021

A segunda Audiência Pública Quadrimestral realizada na tarde de quinta-feira, 27, pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso na Câmara Municipal mostrou a prestação de contas do dinheiro público referente ao período de janeiro a abril deste ano. Os dados da execução orçamentária da receita e da despesa do Município foram apresentados pelo prefeito Marcelo Morais aos vereadores e à comunidade e explanam sobre a aplicação dos recursos recebidos pela Administração nos primeiros meses da gestão.

Durante o encontro, o prefeito entregou aos representantes do Poder Legislativo, demonstrativos das dívidas fundadas e flutuantes da Prefeitura de Paraíso. E foi exatamente esse último ponto que chamou mais atenção dos vereadores presentes. Isso porque o demonstrativo apontou que, em apenas quatro meses de governo, a atual Administração conseguiu quitar R$ 10.519.348,58 dos restos a pagar da Prefeitura, fazendo com que a dívida flutuante caísse de mais de R$ 23,6 milhões para pouco mais de R$ 13,1 milhões.

Além disso, a dívida fundada do Município teve uma queda de R$ 26.825.019,74 para R$ 25.834.715,75. Deste modo, o total da dívida geral da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, que era de R$ 50.476.689,36 em 31 de dezembro de 2020, caiu para R$ 38.967.036,79 em 30 de abril de 2021.

Marcelo destacou que os números positivos da dívida do Município — mesmo em tempos difíceis de pandemia, foram possíveis graças ao bom trabalho da equipe técnica da Prefeitura. De acordo com o prefeito, a Administração tem buscado enxugar os gastos da Municipalidade, sem deixar de atender as demandas da população. “Nós não estamos gastando com coisas supérfluas, estamos fazendo o ‘arroz com feijão’, o essencial, com planejamento. Desse modo, conseguiremos, aos poucos, pagar aquilo que deixaram para gente, além de fazer a nossa gestão, sem gastar com coisas que não são necessárias”.

Morais ainda aproveitou a oportunidade para anunciar uma série de obras que serão iniciadas pela Administração nos próximos meses, como o asfaltamento de ruas de diversos bairros da cidade, melhorias em estradas rurais, calçamento de vias dos distritos de Guardinha e Termópolis, além da construção de creches e escolas municipais, que serão anunciadas em breve.