Mutirão da dengue tem resultado positivo no São Judas

29/03/2021

A Administração Pública promoveu no sábado (27/3) o 4º mutirão de combate à dengue em São Sebastião do Paraíso. Nesta data, a equipe da epidemiologia percorreu as ruas dos bairros São Judas e Azul Ville, de onde foram removidos quatro caminhões com materiais que poderiam acumular água e, desta forma, tiveram a destinação correta.

De acordo com o coordenador do Controle de Zoonose, Luciano Santana, essas ações são muito importantes por colaborarem no enfrentamento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Entre esses materiais, havia pneus, tanquinho velho, fogão, além de lixos eletrônicos que foram destinados para o responsável pela coleta desse material. Também recolhemos colchões que, descartados de maneira incorreta no meio ambiente, podem acarretar o surgimento de animais peçonhentos”, ressaltou.

Luciano ainda comenta a importância da população contribuir com as ações do Controle de Zoonoses, principalmente nos mutirões de combate à dengue, oportunidade que a população tem para poder descartar materiais que normalmente não são levados pela coleta de lixo e nem pela coleta seletiva.

O mutirão também contou com o apoio da Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), que fez a destinação dos pneus e coleções para o Eco Ponto do município. Segundo balanço, foram 36 pneus de carro, 20 de moto, 45 de bicicleta, cinco de caminhão, três de trator, além de três câmaras de ar. Em relação aos colchões, foi um total de sete colchões. Também foram coletados 14 litros de óleo.