Reunião discute proposta do Estado para remanejar pacientes

08/03/2021

No sábado (6/3), a Administração Pública de São Sebastião do Paraíso reuniu-se com prefeitos e secretários de Saúde da microrregião para debater a proposta do Estado de Minas Gerais de remanejar pacientes da Santa Casa do município para outras regiões. O intuito do governo é liberar leitos para que sejam atendidos pacientes de áreas que estão na “onda roxa” e vivenciando um colapso na saúde por decorrência da Covid-19.

Na sexta-feira (5/3), o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, havia convocado reunião com as macrorregiões de Paraíso, Passos e Pará de Minas em que propôs o remanejamento de pacientes dessas regionais para abrir as vagas nos hospitais destes municípios para atender a pacientes das regiões que estão na “onda roxa” do programa Minas Consciente.

O prefeito Marcelo Morais afirmou que, se o Estado quiser credenciar mais leitos para atender a esta demanda, o município não irá se opor, caso contrário, não permitirá que pacientes de Paraíso sejam deslocados para outras regiões. Ainda na sexta-feira, o prefeito Marcelo, acompanhado do vice, Daniel Tales, da secretária de Saúde, Adelma Lúcia da Silva e do provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, foram até a Regional de Saúde em Passos para pedir intervenção do órgão, abrindo, assim, mais dez leitos para atender a demanda referente à covid.

No sábado, em reunião com a microrregião — composta pelas prefeituras de São Sebastião do Paraíso, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas e Jacuí, o prefeito Marcelo Morais apresentou gráficos com dados da Covid em Paraíso desde o início do ano, apontando o pico de casos confirmados e óbitos — ocorrido em meados de janeiro devido às festas de Natal e Ano Novo, até as quedas nos índices de contaminação, graças às ações realizadas pela nova administração.

O prefeito ressaltou os baixos números registrados em Paraíso que, segundo ele, são frutos do trabalho realizado pela Prefeitura. Marcelo pregou a união do grupo e disse também que a reunião serve para que esses municípios demonstrem que, mesmo com as quedas nos índices de contaminação pelo novo coronavírus, devem continuar trabalhando com firmeza, fiscalizando a população e o comércio com rigor para que não entrem na “onda roxa”, coibindo a chegada da nova cepa da doença a nessas cidades.

Para a prefeita de Jacuí, Maria Conceição do Reis Pereira, a união dos municípios é essencial no enfrentamento vivenciado por todos os municípios. “Essa parceria é fundamental, para que, juntos, possamos salvar vidas. Precisamos continuar com medidas firmes para combater a doença, e o cidadão precisa colaborar”, destacou. O prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, enfatizou a preocupação que existe com a saúde dos pacientes. “O Estado está querendo forçar uma situação. Sou totalmente favorável à posição do prefeito Marcelo Morais, porque precisamos olhar para a nossa realidade. É importante a união da microrregião, principalmente para discutir as demandas de cada município”.

A Prefeitura de Paraíso aguarda posicionamento do Estado referente à pactuação de novos leitos para o hospital da Santa Casa. Havendo a possibilidade do credenciamento desses leitos para atender à demanda referente à covid, o município poderá receber pacientes de regiões que vivenciam o colapso no sistema de saúde por decorrência dos altos índices de infecção pela doença. No entanto, se não houver, a Prefeitura de Paraíso não aceitará que pacientes do município sejam enviados para outras cidades.