Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Termópolis terá mutirão da dengue

23/02/2021

A Administração Pública Municipal, por meio da Vigilância em Saúde, realizará neste sábado (27/2) na comunidade de Termópolis, a partir das 8h, mutirão da dengue para o recolhimento de entulhos. O objetivo é reduzir os focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e zica vírus. A mesma ação foi realizada há duas semanas no distrito de Guardinha, de onde foram removidos seis caminhões de materiais que poderiam servir à proliferação do mosquito.

A ação vem de encontro com a meta do Município em reduzir os índices de infestação do vetor da doença que, atualmente, é de 10%. Os trabalhos têm surtido efeito, segundo o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana. Ele ressalta que em Guardinha, depois da ação realizada no dia 13 deste mês, não foram notificados novos casos suspeitos da doença.

“Diminuiu o número de focos naquele local, conforme relatado pelos agentes que atuam no distrito. Claro que ainda temo muito a melhorar, mas o mutirão é de grande valia na luta contra a dengue. Nossa ideia é fazer a ação em Termópolis tal como fizemos em Guardinha, e retirar o máximo de materiais possíveis que possam acumular água”, destacou.

Luciano ressalta que é o momento ideal para se fazer essas ações, tendo em vista o período de chuvas. “Depois que chove, vem o sol e acaba criando um ambiente muito propício para a proliferação do mosquito. Para que isso não ocorra e a doença se propague precisamos interromper o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti”, completa Luciano Santana.

Além do mutirão da dengue, também serão realizadas outras ações envolvendo as secretarias de Saúde, de Obras, Serviços Públicos e Planejamento Urbano, e a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário. Entre as muitas ações realizadas por estas secretarias, estará melhorias das ruas e plantio de árvores.


Mutirão em Guardinha reduziu o número de focos do mosquito da dengue e zerou notificações de casos suspeitos