Reunião discute situação do transporte e vacinação em Paraíso

12/02/2021

Na manhã desta sexta-feira (12/2), o prefeito Marcelo Morais — na companhia dos secretários José Henrique Caldas de Pádua (Planejamento e Gestão), João Paulo Bueno (Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil) e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Amorim Spósito Scarano, reuniu-se com vereadores para passar informações da situação atual do transporte coletivo e da vacinação contra a Covid-19 no município.

Em relação ao transporte, o prefeito lembrou que o contrato com a antiga empresa, a Viação Leopoldinense, venceu no seu primeiro dia de mandato e que não foi possível fazer a renovação por mais seis meses em caráter emergencial porque a empresa estava com documentação irregular. Diante disto, a Prefeitura realizou um novo chamamento público, porém, as empresas interessadas fizeram propostas de subsídios a serem pagos pelo município com valores muito altos.

Segundo o prefeito, não seria possível pagar esses valores, que giraram em torno de R$ 170 mil, uma vez que, para isto, teria que fechar duas Unidades de Saúde para que o Município conseguisse cumprir com este compromisso. “Estavam pedindo esses valores altíssimos e conseguimos uma empresa que manifestou interesse por um subsídio de R$ 30 mil, tirando o que já pagamos de gratuidade, o curso para a Prefeitura sairia por R$ 15 mil”.

O chamamento será realizado na próxima segunda-feira (15/2), quando também deve ser enviado um projeto de lei à Câmara Municipal pedindo autorização de remanejamento de recursos para pagar os subsídios à empresa que apresentar a melhor proposta para a Prefeitura. “Caso a Câmara não aprove o remanejamento, teremos que comprar ônibus e tocar o transporte, mas sabemos que a prefeitura não tem esse recurso. O que a Câmara decidir, nós acataremos”, finalizou.

Vacinação — O prefeito Marcelo Morais também apresentou à Câmara Municipal a listagem dos profissionais da saúde que foram imunizados com a primeira leva das 737 doses da Coronavac. Neste primeiro momento, foram vacinados os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Essa lista também será apresentada ao Ministério Público de Minas Gerais.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Amorim, explicou aos vereadores como funciona os critérios de vacinação, e tirou dúvidas dos presentes no momento da reunião. Atualmente, a Vigilância realiza a vacinação dos demais profissionais da saúde e, no sábado, dará início à vacinação dos idosos acima de 90 anos.