Prefeitura inicia vacinação de idosos neste sábado

12/02/2021

A Administração Pública Municipal anunciou na noite de quinta-feira (11/2), o início da vacinação contra o Covid-19 aos idosos acima de 90 anos. Conforme o prefeito Marcelo Morais, foi realizado um estudo sobre o perfil desses idosos e identificado grande parte de acamados. Diante disto, a vacinação será realizada nas residências. A Vigilância em Saúde seguirá uma listagem de acordo com cadastro das Unidades Básicas da Família, e pede para que a população aguarde em suas casas.

A Vigilância em Saúde também faz o levantamento da população que mora em zona rural e nos distritos de Guardinha e Termópolis para que os idosos que moram nessas localidades sejam contemplados. A Secretaria já organiza a listagem com os idosos acima de 80 anos que serão o próximo público alvo a ser imunizado.

O prefeito Marcelo Morais informou que a Superintendência Regional de Saúde de Passos enviou para Paraíso uma nova remessa de vacinas, às quais 6% serão destinadas aos profissionais da saúde e 94% para os idosos acima de 90 anos. É importante que aqueles que não são cadastrados em uma USF, que procurem uma unidade para não ficar de fora desta nova etapa da vacinação.

Conforme explica o prefeito, cinco equipes da vacinação percorrerão o município para fazer essa imunização. “Não queremos que esses idosos se desloquem para serem vacinados no Posto de Puericultura, porque muitos estão debilitados. É um pedido do nosso vice-prefeito, Daniel Tales, da nossa secretária de Saúde, Adelma e da coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Sposito”.

O prefeito anunciou ainda a finalização da aplicação das 737 doses da vacina que foram destinadas à linha de frente no combate à Covid-19. Assim, foi encaminhado à Câmara Municipal e ao Ministério Público, a listagem de todos os profissionais que foram vacinados, em que consta o nome, função, local de trabalho e a data da aplicação das vacinas.

“Estamos seguindo todo o procedimento da Vigilância e da Regional de Saúde de Passos, para que as pessoas possam ser vacinadas sem que haja qualquer interferência de nomes na listagem. Essas informações estão sendo encaminhadas para o MP e Câmara para que eles possam dar toda a transparência do fato e que não ocorra qualquer questionamento na nossa conduta”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda o desempenho da equipe da Vigilância em Saúde que criou um sistema de cadastro para os profissionais da saúde que não estão na linha de frente no trato com a Covid. O cadastro, segundo ele, tem servido de referência para as cidades da região.  “Estamos seguindo todos os critérios da Regional de Saúde e, ao contrário do que tem sido ventilado em redes sociais, estamos seguindo todo um planejamento, trabalhando até de madrugada, para que todas as pessoas sejam vacinadas respeitando as determinações dos órgãos reguladores de Saúde”, finalizou.