Secretaria de Esporte quer fomentar modalidades na cidade

11/02/2021

A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está se organizando para retornar as diversas modalidades esportivas no município e atender da melhor forma possível a população. Com ações pontuais de preservação dos espaços públicos e a otimização dos recursos em investimentos, a Pasta prepara sua estrutura levando em conta as incertezas geradas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o secretário de Esporte, Daniel Duarte Naves, é desejo da Administração Pública a fomentação de esportes nos bairros e a Secretaria está se programando para atender as partes alta e baixa da cidade com os projetos desenvolvidos pela Pasta, com objetivo de diminuir as filas de espera e proporcionar o esporte à população. “A intenção é deixar os espaços esportivos cada vez melhores para o uso e, para isso, a Secretaria pede a colaboração da população para que nos ajudem a preservá-los”, comenta.

A Secretaria de Esporte trabalha para que todos tenham acesso aos projetos, entre eles judô, ginástica rítmica, natação, futsal, vôlei e handebol. “A descentralização de alguns projetos deve gerar uma redução nas filas, melhorando a oferta de vagas”, afirma Daniel. O grande desafio é a volta do basquete — modalidade referência da cidade em resultados e também na formação do cidadão. O Atletismo é outro projeto que será impulsionado.

Outro projeto que está com um olhar cuidadoso da Secretaria é o programa Vida Ativa na Terceira Idade, que possuía diversos núcleos pela cidade, atendendo mais de mil participantes idosos e que fazem parte do grupo de risco da pandemia. “Este projeto só deve voltar assim que houver segurança para sua realização por conta da pandemia”, explica Daniel. Além disso, a Secretaria aguarda sinalização positiva das Ligas Esportivas para que as equipes do município voltem às competições. “Está no planejamento a participação em ligas como a do Alto do Rio Pardo (Lidarp), Copa Alterosa e EPTV, Liga São Paulo-Minas, Liga Rio-pardense de Futsal, Liga Sul Mineira de Vôlei, Liga Paulista de Judô e competições envolvendo nossa ginástica rítmica”, ressaltou.

Além dos projetos, a Secretaria de Esporte está em contato diário com federações e confederações em busca de oportunidades de promoção de eventos e parcerias com a Arena Olímpica João Mambrini. “Estamos planejando estratégias para sua conservação e reforma”, informou Daniel. “Já a realização de campeonatos como a Taça Paraíso de Futsal e Futebol estão entre as prioridades, assim como competições municipais envolvendo todas as modalidades nas categorias de base, modalidades emergentes como futevôlei, corridas, biatlo e triatlo, entre outras”, finalizou.