Federaminas reconhece postura da Prefeitura frente a pandemia

29/01/2021

As ações tomadas pela Administração Pública de São Sebastião do Paraíso no enfrentamento à pandemia da Covid-19 têm repercutido positivamente no setor econômico. Desde o início do ano, a Prefeitura decidiu manter o comércio funcionando, entretanto, adotou medidas mais rígidas quanto à fiscalização e normas de funcionamento — medidas estas que estão sendo bem-vistas pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).

Conforme ressalta o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Aílton Rocha de Sillos, que também é vice-presidente na Federaminas, a decisão do prefeito Marcelo Morais trouxe um fôlego para o setor econômico em Paraíso que, segundo destaca, foi muito afetado pela pandemia. Segundo Ailton, fechar o comércio contribuiria para uma extensão da crise que vivemos atualmente.

“Tenho levado para a Federaminas todas as ações que têm sido feitas em nosso município, e estão sendo muito bem-vistas por nossa diretoria. Em uma de nossas reuniões, que contou com a participação do Fernando Passali, que é secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, mostramos que fechar o comércio neste momento será catastrófico para a economia. O comércio não é culpado pela pandemia e fechá-lo pode tornar a situação ainda pior”, salienta.

O presidente da Acissp destaca o consenso de que as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de Saúde devem ser tomadas. “E estamos trabalhando isso exaustivamente com os comerciantes, e as ações tomadas pela prefeitura de Paraíso, entre elas manter o comércio aberto e cumprindo com as determinações dos órgãos de saúde, têm sido destacadas dentro da Federaminas. E mais, o prefeito retomou o Comitê Covid, o qual eu fazia parte na gestão anterior e nunca fui chamado para uma reunião”.

O presidente da Acissp destaca ainda que as medidas tomadas pela prefeitura têm impactado positivamente na economia local, e que a situação tem ficado mais branda. “Acredito que nossa Prefeitura tomou a decisão correta e, com as novas empresas que estão vindo para o município, nossa economia dará um salto interessante”, acrescenta.

Por fim, Ailton Sillos comenta que, mesmo diante do atual cenário vivido pelo município, a preocupação ainda é grande, principalmente com o avanço da pandemia. “Somos mais de 2.500 associados, e estamos preocupados, mas essa decisão do prefeito de fechar o comércio somente em último caso, está sendo muito bem-aceita por nossos empresariados. Acredito muito na conectividade e temos que trabalhar juntos para superar tudo isso”, completou.