Cadastro escolar: matrículas começam na próxima semana

27/01/2021

O período de matrícula dos alunos que fizeram em dezembro o Cadastramento Escolar para a rede pública de ensino, estará aberto entre os dias 1 a 12 de fevereiro. Esse cadastro é importante para que o sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais possa definir a escola em que o aluno poderá ser matriculado. Portanto, os pais devem estar atentos para não perder o prazo.

Conforme explica o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, São Sebastião do Paraíso foi dividida em zonas de atendimentos. “Os pais, ao realizar o seu cadastro escolar, eles colocam o endereço e os dados do aluno e, automaticamente, esse sistema vai definir para qual escola o aluno irá, considerando-se sempre a escola mais próxima da sua residência”. O endereço do site é www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Esse cadastramento escolar refere-se, principalmente, aos alunos que ingressarão no início do ciclo, ou seja, no primeiro ou sexto ano do Ensino Fundamental e também no primeiro ano do Ensino Médio. “Caso o aluno de uma escola particular queira, neste ano de 2021, ingressar em uma escola pública, ele também deverá fazer o seu cadastro, que o encaminhará para a escola mais próxima”, explica o secretário.

De acordo com Lucas, as famílias devem efetuar as matrículas de seus filhos neste primeiro momento na escola que o sistema indicar e, depois que iniciar o ano letivo, podem pedir transferência para uma outra escola. “Todavia, para isso a vaga tem que existir, existindo a vaga o pai pode pedir a transferência, agora caso não tenha vaga, o filho deverá permanecer na escola na qual se efetivou a matrícula”, destaca.

Por fim, o secretário ressalta que alguns casos são especiais. “Os pais de crianças com deficiência podem escolher a escola em que desejam matricular seu filho, para isto é preciso informar os dados corretos no momento do cadastramento. Outro caso em que os pais podem escolher a escola dos filhos, é aqueles em que a criança já tem um irmão matriculado, podendo ser na mesma escola. É importante que os dados sejam cadastrados corretamente”, finaliza.

ACESSE O SITE para do CADASTRO ESCOLAR.