Em dia histórico, Paraíso inicia imunização contra a Covid-19

21/01/2021

A Prefeitura iniciou tarde de quarta-feira (20/1), dia de São Sebastião – padroeiro da cidade, a imunização das equipes de saúde que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19. As doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo-SP, chegaram ao Município no início da tarde da mesma data. Pela manhã, o prefeito Marcelo Morais, o vice Daniel Tales e uma equipe da Vigilância em Saúde, escoltados pela Guarda Civil Municipal, estiveram na Regional de Saúde de Passos para buscar as 737 doses da vacina que foram destinas ao município.

A primeira cidadã paraisense a ser vacinada foi a enfermeira Paulina de Souza, que coordena o programa de imunização do município. Além dela, as vacinadoras que integram a equipe também foram imunizadas. Para ter a eficácia esperada, a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre um e outra.

O município está seguindo o plano de vacinação estadual, ou seja, nesta primeira etapa serão vacinados somente aqueles que têm contato direto com pacientes contaminados ou com suspeita da Covid-19. O prefeito Marcelo Morais destacou que será realizado um controle das vacinas e que tudo será devidamente registrado para o caso de ocorrer uma fiscalização, uma vez que nem todos os profissionais da saúde terão direito à dose.

“A Regional de Saúde determinou para cada cidade uma quantidade específica de doses e vamos seguir à risca o que ela está pedindo, dando transparência a todos os atos para que ninguém tenha a sensação que pessoas estão sendo escolhidas para serem vacinadas e para que essa imunização possa chegar de maneira correta a todos os cidadãos”, explicou.

A segunda dose da vacina, que deve ser realizada no próximo dia 3 de fevereiro, já está garantida para o município. “Acreditamos que, com isso, já consigamos fazer o plano de imunização municipal e ter essa organização que já traçamos com nossas equipes para que a população tenha a certeza que o Poder Público estará próxima dela neste processo”, destacou.

Para a enfermeira Paulina Souza, o momento foi de muita emoção. Ela ressalta que não existe tratamento para a Covid-19 e que a única maneira de evitar o agravamento pela infecção pelo vírus é a vacinação. “Ela não evitará que você se contamine, mas vai evitar o agravamento e óbito pela doença. Quem tem o direito a tomar a vacina deve procurar se vacinar o quanto antes, porque só assim evitaremos o avanço das mortes por Covid. Sabemos que existem pessoas que têm medo, aqueles que são contra a vacina, mas a vacinação é única forma de nos proteger e proteger àqueles que estão próximos a nós”, completou.