Vigilância em Saúde faz alerta sobre dengue

19/01/2021

A Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso, por meio do Controle de Zoonoses, alerta a população sobre medidas preventivas no combate à dengue. Somente neste ano, foram registradas seis notificações de casos suspeitos e a situação é preocupante, tendo em vista o período chuvoso que propicia o aumento do agente transmissor da doença.

Segundo informações do setor, em 2020 foram notificados no município 372 casos suspeitos, dos quais 116 testaram positivo e 105 negativo. Diante deste panorama, o cidadão precisa estar atento e tomar medidas simples para evitar o acúmulo de água e ajudar a Prefeitura no enfrentamento à dengue.

Conforme destaca o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, os agentes de endemias têm continuado com as ações para frear a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt. “Quando há uma notificação de caso suspeito, nós realizamos o bloqueio, que chamamos de UBV, para que a doença não se espalhe no município”, destaca.

Por fim, Luciano destaca que, entre as medidas que a população pode adotar para ajudar no enfrentamento à doença, está não descartar lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa ou de vizinhos, na rua ou em lotes vagos, manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada, verificar se as calhas estão livres de entupimentos para evitar represamento de água e eliminar os pratinhos de vasos de plantas.

LEIA TAMBÉM: Zoonoses faz alerta à população contra golpistas.