Reunião define ações para o enfrentamento da Covid-19

12/01/2021

O Comitê de Ações ao Combate da Covid-19 em São Sebastião do Paraíso reuniu-se na manhã de segunda-feira (11/1) para alinhar medidas a fim de frear o avanço da doença no município e definir como os procedimentos de fiscalização do comércio local. Durante o encontro, debateu-se a efetividade dos trabalhos que vêm sendo realizados pela municipalidade em relação ao cumprimento dos protocolos contra o novo coronavírus.

O prefeito Marcelo Morais destacou que a municipalidade não irá ceder e que continuará atuando firmemente no combate à doença em Paraíso. Ele chegou a questionar a viabilidade de sair do Programa Minas Consciente do Governo do Estado e criar para Paraíso um protocolo próprio de enfrentamento da Covid.

Para tanto, a Prefeitura deve publicar um decreto retirando o município do Programa, que, segundo se destacou no Comitê, são ótimos, mas que nem sempre estão de acordo com a realidade vivida no local. Também foram debatidas outras ações, anunciadas pelo prefeito Marcelo Morais na tarde de segunda-feira (11/1) em entrevista coletiva à imprensa e, também, em transmissão ao vivo pela internet.

Entre essas ações, está a suspensão temporária dos atendimentos de rotina nas Unidades Básicas da Família e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma vez que a intensão do município é concentrar todas as ações da Saúde no enfrentamento da Covid-19, já que este período tem sido um dos mais críticos para a cidade, tendo em vista o aumento no número de casos confirmados e óbitos – muitos devido ao relaxamento do cumprimento do protocolo covid durante as festas de fim de ano.

Além do prefeito, participaram da reunião o médico e vice-prefeito, Daniel Tales, a secretaria municipal de Saúde, Adelma Lúcia da Silva, a diretora de Saúde, Adriana Rogeri, os secretários municipais Daniel Naves (Esporte e Lazer), Ronaldo de Carvalho (Desenvolvimento Social), servidores da Vigilância em Saúde, representante do plano de saúde Unimed e o vereador Vinício José Scarano Pedroso.

LEIA TAMBÉM: Centro Covid passa por ampliação.