Prefeitura realiza fiscalização de comércios em Paraíso

12/01/2021

A Administração Pública Municipal saiu às ruas na noite de segunda-feira (12/1) para realizar a fiscalização do comércio em São Sebastião do Paraíso. Durante a operação, que envolveu a Guarda Civil Municipal e a Vigilância em Saúde, foram feitas orientações sobre as medidas que devem ser tomadas em relação à pandemia do coronavírus com base no novo decreto publicado na final da tarde de ontem. Entre elas estão a regulamentação do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h e as padarias até as 21h, a proibição de eventos sociais em zona rural e capacidade de recepção do local limitado a uma pessoa a cada 4 m².

Além disto, o decreto prevê multa para quem estiver descumprindo as normas vigentes, entre elas a falta do uso de máscaras em locais públicos por parte da população e a penalização de estabelecimentos que não estiver disponibilizando álcool em gel, exigindo o uso da máscara e distanciamento social. De acordo com decreto, a multa prevista é de R$ 199,82 para pessoas físicas e, no caso de pessoa jurídica, a cassação do alvará de funcionamento e a aplicabilidade da multa.

O prefeito Marcelo Morais destacou que ficou muito contente durante a operação, uma vez que os comércios que foram visitados estavam respeitando as medidas que vêm sendo orientadas exaustivamente pela municipalidade. “Estamos levantando as denúncias que tem nos chegado através do telefone 153 da Guarda Municipal e visitado os comércios. Estou muito contente com o que eu presencie na noite de ontem, porque os comércios estão respeitando as normas, entre elas disponibilizando álcool em gel na porta de entrada e colocando placa indicando que não pode entrar sem máscara”, destacou.

O prefeito informou, ainda, que foi discutido na manhã desta terça-feira (12/1) a viabilidade de ampliar o horário de atendimento de alguns comércios, já que o comerciante está bastante atendo às ações que devem ser tomadas no sentido de frear a contaminação pela Covid-19 em Paraíso. “Se o comércio está seguindo os protocolos, nada mais justo que ter uma contrapartida do Poder Público. Basicamente, temos feito esses levantamentos in loco, já tem sido feitas algumas autuações àqueles que não estão cumprindo o isolamento. Queremos frear a contaminação da doença em Paraíso”.

Conforme Morais, a situação é crítica e requer o envolvimento de toda a população. “Já temos, até o momento, dois novos óbitos, chegando a 60 mortes ocasionadas pela Covid-19, além de dois em investigação. Não queremos perder mais ninguém. Já estão sendo feitas adaptações no Centro Covid (Vila Santa Maria – ao lado da UPA), que passa a atender 24h. Queremos que a população perceba que vamos trabalhar forte nesta questão, envolvendo todo mundo e estou muito satisfeito com o comércio, que está nos dando apoio de seguir os protocolos e, em breve, estaremos colhendo os frutos disto”, concluiu.