Publicado decreto endurecendo medidas de combate à Covid

11/01/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso publicou no final da tarde desta segunda-feira (11/1) novo decreto endurecendo medidas de combate à pandemia do Covid-19. O decreto dispõe sobre a manutenção de serviços adequados à municipalidade com observância de medidas para conter a transmissão comunitária do coronavírus, bem como a obrigatoriedade do uso de máscaras e aplicabilidade de multa nos casos de descumprimento de qualquer das medidas impostas no decreto.

As novas medidas foram anunciadas pelo prefeito Marcelo Morais em coletiva de imprensa, onde ele destacou que o novo decreto deve regulamentar e regularizar ações para o funcionamento do comércio. Segundo o prefeito, o comércio não será fechado, entretanto todos estão condicionados a algumas situações, entre elas horário de funcionamento até as 22h, proibição de eventos em fazendas, sítios e chácaras com responsabilização criminal para quem desrespeitar às normas tanto para quem promover, quanto para quem alugar.

“Já rastreamos de onde está se proliferando esse vírus, e é justamente dessas aglomerações. Dizemos aos comerciantes que não fecharemos o seu comércio, mas se não respeitar as normas estabelecidas, vamos cassar o seu alvará, isso se não chegarmos a interditar o estabelecimento, isso porque temos percebido que muita gente não está respeitando as delimitações previstas em decreto”, ressaltou.

De acordo com Marcelo, a situação no município é crítica, tendo sido registrado no município, somente no fim de semana, quatro novos óbitos. “Informamos ao cidadão paraisense que ele não ficará abandonado dentro do sistema de saúde, para tanto estamos reforçando os atendimentos para que a população tenha a segurança que será atendida”, destacou.

Entre as providências tomadas pelo município, está o anúncio do aumento dos números de leitos na Santa Casa, dos atuais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid para 28. De acordo com o prefeito, o aumento desses leitos já era uma hipótese levantada pelo provedor do hospital, Fernando Alvarenga, diante do aumento de internações.

Outra medida adotada é a ampliação do atendimento do Ambulatório Covid (na Vila Santa Maria) para 24h, a fim de que o cidadão tenha mais tempo hábil para procurar o poder público. “Fazemos um apelo ao cidadão para que ele procure o atendimento assim que sentir os sintomas da doença. Reforçamos à população que pare de gastar dinheiro à toa com testes rápidos da Covid, que não terá resultado se não for feito no período certo e não teremos uma efetividade em rastrear esse caso. Sentiu os sintomas da Covid, está entre o terceiro e sétimo dia, procure a Saúde do município que nós realizamos esse exame”, destacou.

Por fim, o prefeito Marcelo Morais ainda anunciou a suspensão dos atendimentos de rotina nas Unidades Básicas da Família para que todas as ações se concentrem em frear o avanço da Covid no município. “O Ambulatório Covid passa a ser em caráter de prioridade. Vamos focar todo o nosso sistema de saúde no Centro Covid, na UPA, fazer todo o pré-atendimento no Centro Covid, onde será passada toda a medicação a este cidadão para que sejam encaminhados à Santa Casa somente àqueles que tiverem os sintomas que necessitem de um tratamento mais especializado por parte do Hospital”, acrescentou.

CLIQUE AQUI para ter acessar o NOVO DECRETO com as medidas anunciadas.