Prefeito é eleito presidente do CISSM

08/01/2021

Em reunião com os prefeitos e secretários municipais de Saúde que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm), o prefeito Marcelo Morais foi eleito presidente para a nova diretoria que irá compor o órgão. Para vice-presidente foi eleito o prefeito de Capetinga, Luiz Cézar Guilherme, e para secretário o prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva.

Pela manhã, os prefeitos dos municípios de Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Itamogi, Jacuí e Pratápolis, além de secretários municipais de Saúde, se reuniram para discutir algumas questões envolvendo o Consórcio. Também foi feita a prestação de contas referente ao ano de 2020.

Durante a reunião, Marcelo destacou a necessidade de se fazer um redesenho regional da Saúde para conseguir por fim à demanda reprimida de consultas e cirurgias que existe e, desde modo, conseguir atender a todos os municípios a um custo mais baixo. “É necessário fazer o redesenho da Saúde a nível municipal e regional para conseguirmos redirecionar as ações. Também, que possamos encontrar um equilíbrio para que tenhamos valores mais justos e que os municípios consigam pagar e, consequentemente, possamos zerar a demanda reprimida na nossa cidade e na região”, destacou.

Uma das metas, segundo o prefeito, é reduzir custos, principalmente na contratualização de serviços. “Tem muita demanda parada e pessoas precisando de consultas, cirurgias. É muita coisa que precisa ser feita. Se existe esta demanda tão grande, precisamos organizar esse fluxo para que os municípios tenham canais de contratação e, consequentemente, desenvolver os serviços”, concluiu.