Prefeitura inaugura novas salas de recursos multifuncionais

24/07/2020

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na sexta-feira, 24 de julho, mais duas novas salas de recursos multifuncionais. Elas já estão em funcionamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Antonino José Amorim – Vila São Pedro, e Vinício Scarano – Jardim das Paineiras, atendendo 60 alunos com deficiência. O prefeito Walker Américo esteve presente nas inaugurações com a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos.

As salas de recursos multifuncionais são dispositivos de um programa do Ministério da Educação que fornece alguns equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a criação de espaços destinados a integrar alunos com necessidades especiais nas escolas públicas regulares por meio da política de educação inclusiva. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos. Os recursos para implantação das salas vieram do Plano Dinheiro Direto na Escola (PDDE), doações da comunidade, recursos próprios das unidades escolares e da Secretaria Municipal de Educação.

“São espaços na escola onde acontecem o atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de desenvolver a aprendizagem, baseada em novas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar esses alunos a acompanharem o currículo proposto pela escola”, completou a secretária Maria Ermínia. No CMEI Vinício Scarano são atendidas 50 crianças todos os dias (manhã e tarde) e dez no CMEI Antonino Amorim, uma vez por semana.

“Nestas salas acontecem o atendimento especializado para alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e dificuldades significativas no desenvolvimento,  a fim de remover as barreiras de aprendizagem”, explicou Jeane Tenório de Araújo, assessoria pedagógica e responsável pela inclusão. O trabalho é realizado com base em novas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar esses alunos na aquisição de novas habilidades para melhor desenvolvimento da proposta pedagógica organizada pela escola.

A produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade incluem livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e Língua Brasileira de Sinais (Libras), laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outras ajudas técnicas que possibilitam o acesso ao currículo escolar. Além das duas salas inauguradas hoje, a rede municipal de educação possui espaços de recursos multifuncionais nas escolas Roque Scarano e Morro Vermelho (ambas na zona rural), Francisco Daniel (distrito de Guardinha) e Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) e Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza). As salas de recursos da Prefeitura atendem também alunos da rede estadual. Ao todo são 151 crianças laudadas.

Veja mais FOTOS em nossa página no Facebook.