Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil

01/07/2020

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na terça-feira, 30 de junho, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carolina Mumic Sofiatti. A unidade era o 2º endereço da Escola Municipal Campos do Amaral e, no ano passado, foi transferida para o antigo prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi) Após a conclusão das obras de adequação, o prédio agora foi entregue à população com novo nome.

A inauguração contou com a presença do prefeito Walker Américo, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a diretora do Cmei, Márcia Aparecida Volpe de Carvalho, servidores da Secretaria de Educação, secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, familiares da senhora Carolina Mumic Sofiatti e duas alunas representantes da escola.

O novo Cmei está instalado à Rua Santa Helena, nº 100, em área que seria desativada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). No início de 2019, por meio de um esforço da atual administração municipal, o local foi cedido ao município. “Não poderíamos deixar toda aquela estrutura do Sesi parada, sem utilidade, sendo depreciada pelo tempo. Contamos com o grande apoio do presidente do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado de Minas Gerais (Sindipeles), Wellington Mumic (Leto), que prontamente se dispôs a ir até a Fiemg conosco, para uma audiência com o presidente Flávio Roscoe e, saímos de lá com o termo de cessão da área para o município”, lembra o prefeito.

Em meados do ano passado a Escola Campos do Amaral (segundo endereço) foi transferida para o local e, após as adequações para centro de educação infantil, recebeu o nome de Carolina Mumic Sofiatti — uma mulher que viveu intensamente até os 101 anos, trabalhou como enfermeira, teve casa de noivas e fundou a primeira floricultura da cidade, deixando para todos os familiares e amigos o exemplo de integridade, de caráter, força, dignidade e amor. “Fico emocionado por ter participado da cessão desta área para o município e, ainda mais, por ver a homenagem que fizeram à minha tia e madrinha, Carolina Mumic. Tenho certeza que ela ficaria imensamente orgulhosa de ver este lindo lugar abrigando uma escola de educação infantil que leva o seu nome. Este é um dia muito especial para toda família Mumic", disse Wellington.

A escola possui seis salas de aula, um refeitório conjugado com a cozinha, uma secretaria, dois banheiros infantis, um corredor com pequenas salas que são destinadas para arquivo, material de limpeza e material didático. No entorno da unidade há também brinquedoteca, área de recreação, uma grande área verde, tanque de areia e local para parquinho. O Cmei Carolina Mumic Sofiatti atende, hoje, a 215 alunos, mantém cursos de educação infantil oferecidos às crianças de quatro e cinco anos. Todos os investimentos na instalação, foram recursos próprios da Prefeitura.