Coronavírus: Paraíso adota barreiras sanitárias

21/05/2020

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso implantou quatro barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade para abordagem de veículos vindos do Estado de São Paulo nos próximos dias. De acordo com o prefeito Walker Américo, a medida é por questão de segurança e tem o objetivo de minimizar a transmissão do coronavírus no município que, até o momento, registrou sete casos positivos, com uma morte.

Desde quarta-feira (20), foram antecipados feriados na cidade de São Paulo, estendido até segunda-feira (25) e, com isto, os gestores das cidades da região estão preocupados com a vinda de paulistas para visitar parentes ou áreas turísticas. No Brasil, o Estado de São Paulo é o que apresenta o maior número de contaminados e mortos pela Covid-19. “Nós não podemos impedir o direito de ir e vir das pessoas, está garantido na Constituição Federal, porém existe esta preocupação conjunta dos municípios e, por isso, estas barreiras estão sendo adotadas”, disse o prefeito.

No caso de São Sebastião do Paraíso, as barreiras sanitárias estão localizadas em pontos estratégicos nas rodovias BR 491 (vindo de São Paulo), BR 265 (vindo de Ribeirão Preto), MG 050 (saída para Passos) e LMG-836 (saída para São Tomás de Aquino). Nos locais, os motoristas serão orientados e abordados para verificação da procedência e destino, medição de temperatura e coleta de informações. Se houver casos suspeitos, a pessoa deverá retornar ou permanecer em isolamento. “Faremos a fiscalização no endereço de hospedagem indicado pelo viajante para verificar o cumprimento das medidas e, em caso de descumprimento, poderá haver até ação penal”, informa o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, explicou o funcionamento das barreiras sanitárias em uma live na manhã de quinta-feira (21). O trabalho será realizado por servidores da Vigilância Sanitária e setor de fiscalização da Prefeitura, junto com a Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. “Aos moradores de Paraíso que tenham parentes em São Paulo, solicitamos que possíveis visitas, de ambos os lados, fiquem para depois que esta pandemia terminar”, ressaltou o secretário. As barreiras sanitárias funcionarão 24h até domingo próximo.