Acordo prevê avanço em cirurgias eletivas e consultas

08/05/2020

O prefeito Walker Américo, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro e o provedor do hospital da Santa Casa, Fernando Montans Alvarenga (compromissários), assinaram na manhã de sexta-feira, 8, um Termo de Acordo de Cooperação Mútua junto ao Ministério Público (compromitente), com o objetivo de avançar na realização de cirurgias eletivas e consultas especializadas de média e alta complexidade, para atender a demanda reprimida existente no município.

A alteração da tabela de valores foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde, através da deliberação SMS/CMS 06/2020, em reunião realizada na última quinta-feira, 7, o que possibilitou a formalização do acordo. No início da atual gestão havia uma fila de espera de aproximadamente 25.800 pacientes aguardando consultas de especialidades na Secretaria Municipal de Saúde. Com o trabalho de campanhas que foi realizado para reduzir a demanda, a pasta iniciou o ano de 2020 com cerca de 7.300 pessoas na fila de espera.

O Termo de Acordo tem duração de um ano. Para viabilizar que mais procedimentos sejam realizados, haverá uma complementação que será custeada pela Câmara Municipal até o teto de R$ 60 mil, através do adiantamento do duodécimo, que o presidente Lisandro Monteiro se comprometeu a fazer mensalmente para a Prefeitura em consenso com os demais vereadores.

Para o prefeito, a população tem muito a ganhar com a união de esforços dos poderes. “Esta reunião vem confirmar o que a nossa administração sempre defendeu: que o diálogo e a boa vontade em se chegar a um entendimento comum são as melhores formas de encontrar saídas para os problemas que assolam a nossa população”, concluiu.