Coronavírus: Paraíso adota medidas de prevenção

18/03/2020

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde de terça-feira, 17, uma entrevista coletiva para divulgar as ações que estão sendo tomadas no município para combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), seguindo orientações do Governo do Estado e chamando a população para adotar as medidas e aderir à campanha de prevenção. Participaram do encontro o prefeito Walker Américo, o secretário de Saúde, Wandilson Bícego, o médico infectologista, José Carlos Costa Júnior e a coordenadora do serviço de Vigilância Sanitária na cidade, Daniela Cortez.

“Se cada um fizer a sua parte acreditamos que vamos superar esta situação sem maiores transtornos”, afirmou o secretário Wandilson. Durante a entrevista, eles salientaram a importância do apoio da população para que as medidas recomendadas e adotadas possam surtir efeito. São Sebastião do Paraíso não registra nenhum caso da doença. Mesmo assim, foi emitido um Decreto com regras e um Plano Municipal de Contingência diante do atual cenário vivido no País. Uma comissão multiprofissional foi criada para trabalhar o material de manejo clínico e de prevenção nos diversos setores que atuam no atendimento a pacientes.

O secretário afirmou que o município seguirá todas as orientações do Ministério da Saúde e também da Secretaria de Estado da Saúde. As aulas nas escolas e creches foram suspensas, bem como os serviços de fortalecimento de vínculos prestados nos Cras e Creas, além de todos os projetos esportivos da Prefeitura, entre eles o Vida Ativa na Terceira Idade — uma vez que idosos fazem parte do grupo de risco. A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. O município restringirá também a emissão de alvarás para eventos com público acima de 100 pessoas e poderá fazer a compra direta (sem licitação) de qualquer material ou insumo para contenção do novo vírus.

Na mesma linha, a partir de agora haverá restrições para acompanhantes de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Ambulatório Municipal. Somente será permitida a presença em caso de criança ou idoso ou mesmo para pessoa que apresente alguma patologia justificada pelos médicos. O Asilo São Vicente de Paulo e o Hospital da Santa Casa adotaram medidas de prevenção. O prefeito Walker Américo descartou, neste momento, paralisar as atividades na Prefeitura e o uso de sanções a quem não cumprir as orientações. “Vamos partir do princípio de que todos vão colaborar e estaremos juntos para superar este momento”, disse.

Estão marcadas ainda reuniões com representantes da empresa de transporte coletivo da cidade para estudar medidas de higienização nos ônibus circular e com a direção da Associação Comercial e Industrial (Acissp) para reforçar e orientar informações a respeito do Covid-19 e de como as pessoas que trabalham no setor possam se proteger. O prefeito Walker Américo estuda, também, reunir-se com empresários, dirigentes hospitalares e clínicas de saúde para que, juntos, encontrem meios de colaboração frente a pandemia.

Decreto 5562 — Assinado no dia 11 de março pelo prefeito Walker Américo, o Plano de Contingência Municipal para controle do coronavírus, se estende também no combate à dengue e Influenza (H1N1 – gripe suína), estabelecendo diversas medidas que o município passa a adotar para coibir uma calamidade pública e possível agravamento da situação.

VEJA a ÍNTEGRA do DECRETO MUNICIPAL nº 5562/2020.