Prefeitura doa mudas de café a produtores

15/01/2020

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário começou hoje no Parque Municipal Natural Águas da Serrinha, localizado na Rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto/SP), a entrega de 15 mil mudas de café a produtores rurais de São Sebastião do Paraíso. A espécie de qualidade é Catuaí 62 amarelo, resistente à ferrugem e outras doenças. Cada um dos que foram inscritos no ano passado e quiseram adquirir as mudas, vão receber cerca de mil unidades, além de 50 kg de calcário para uso na correção do solo na lavoura.

O prefeito Walker Américo acompanhou a entrega e enfatizou o trabalho realizado em equipe pela Secretaria a favor dos produtores rurais. “Dessa forma todos se ajudam e ganham pois, o que estamos fazendo para o produtor, reflete de forma positiva em nossa cidade”, afirmou. De acordo com a secretária da pasta, Yara de Lourdes Souza Borges, esta doação de mudas é um benefício a mais que será utilizado pelos produtores no replantio, fomentando o agronegócio no município. Já a oferta de insumos como o calcário, auxilia o município a aumentar o valor recebido de ICMS Agropecuário. “Até o momento recebíamos o valor parcial, a partir de agora, atendendo uma exigência do Governo do Estado, o repasse da cota será total, mas ainda não temos o valor exato”, destacou.

Outra ação importante feita pela Secretaria é a manutenção da estufa localizada no Parque da Serrinha e onde são produzidas diversas mudas de hortaliças. O trabalho consiste na troca do plástico que faz a cobertura da estufa, as roldanas e o sombrite que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente. No local são cultivadas cerca de 60 mil mudas/mês, entre elas alface, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, repolho e que são, posteriormente, doadas. Os servidores que atuam no Parque também foram agraciados com uniformes novos, confeccionados em parceria com a empresa Gonçalves & Salles S.A. (Laticínios Aviação).

Além da produção e doação de mudas feitas durante o ano — programa criado em setembro/2018, a Prefeitura de Paraíso mantém outros benefícios e incentivos aos moradores do campo, entre eles o acompanhamento e reestruturação das associações rurais, feiras livres, cursos de capacitação, visitas técnicas, concursos de qualidade, fomento à horticultura, habitação rural e a emissão do certificado de licenciamento ambiental que, agora, é realizado na própria Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário.