Prefeitura e Câmara dialogam sobre vagas em creches

13/12/2019

Na tarde desta terça-feira, 10, o prefeito Walker Américo Oliveira se reuniu com os dez vereadores para discutirem sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado junto ao Ministério Público, para ampliar as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil, atendendo a fila de espera existente para as crianças com idade entre 6 meses e 3 anos. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura e foi mobilizado pelos vereadores Valdir do Prado e Jerônimo Aparecido. Também participaram a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a coordenadora pedagógica, Ana Elizabeth de Carvalho Pádua e a procuradora do município Naianna Lúcia Farchi.

Com o TAC, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que para 2020 os alunos de 4 e 5 anos que estão nas creches em período integral serão remanejados para meio período, conforme determina a legislação. Com isso, será possível aumentar as vagas para as crianças de até 3 anos. O assunto gerou polêmica entre alguns pais e foi tema de discussão por vários dias na Câmara Municipal.

Sobre a situação, a Secretária Municipal de Educação esclareceu que dos 174 alunos de 4 e 5 anos que estarão no período parcial no próximo ano, apenas seis pais/responsáveis procuraram o setor demonstrando dificuldade de se adaptar, alegando que não têm onde deixar seus filhos por um período enquanto trabalham. Além disso, ela esclareceu que as diretoras escolares foram informadas sobre a mudança desde o início do processo e já repassaram todas as informações aos pais, solicitando que aqueles que encontrarem dificuldades com o novo horário deveriam se dirigir até a Secretaria de Educação, para que cada caso fosse analisado cuidadosamente. O TAC assegura que as crianças consideradas em situação de vulnerabilidade pelo serviço social tem a garantia do tempo integral na escola. Até agora nove alunos se enquadram nesta condição.

O prefeito informou aos vereadores que para conhecer realmente a demanda e verificar a possibilidade de atendimento, é necessário que todas as crianças estejam matriculadas. "O município tem prazo até o dia 20 de janeiro para encerrar as matrículas. Nós vemos uma possibilidade de ampliação das vagas de tempo integral com a inauguração da Escola do Bela Vista em janeiro, mas antes precisamos encerrar as matrículas", disse.

Walker disse ainda que a administração, por meio dele e da secretária de Educação, vem informando nos programas de rádio, tv e nas redes sociais que as crianças não ficarão desassistidas. Ele ressaltou também que a Prefeitura está aberta ao diálogo, mas até então, ninguém, além de uma mãe de aluno, havia procurado a administração para se informar da real situação. "Nós sempre estivemos abertos ao diálogo e tenho certeza que este é o único caminho para encontrarmos as soluções para a nossa população", finalizou.