Paraíso participa de Fórum da Undime

18/06/2019

O município de São Sebastião do Paraíso esteve presente no 26º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu de 11 a 13 de junho em Belo Horizonte. Participaram a secretária municipal de Educação da Prefeitura, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a coordenadora pedagógica da secretaria, Ana Elizabete Carvalho Pádua e a  coordenadora pedagógica da Escola Municipal Noraldino Lima, Ivete Pereira dos Reis. O Fórum é um espaço de troca de opiniões e aprendizado e este ano teve como tema “União, Estado e Município. parceria e gestão em rede: sustentabilidade e êxito da educação pública”.

Durante o encontro foram abordados temas relevantes, como o papel do Tribunal de Contas de Minas Gerais perante à educação pública, a infância, a escola e as famílias, discutindo a importância da construção de um pacto educativo verdadeiro, aspectos jurídicos da inclusão escolar, focando na garantia do direito do aluno em um cenário de escassez de recursos, dentre outros. O evento ainda contou com a presença do secretário de Educação Básica do Ministério de Educação (MEC), Jânio Carlos Endo Macedo e diversas personalidades renomadas em educação, como a escritora, Regina Shudo — que recentemente palestrou em Paraíso.

Para Ana Elizabete, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, participar do Fórum foi de suma importância, pois o evento abrangeu todos os aspectos da Educação, desde temas administrativos, como pedagógicos e reforçou que educação se faz com a união entre municípios, Estado e Governo Federal. Já a secretária Maria Ermínia afirmou que o Fórum permite compartilhar com os dirigentes de outros municípios propostas diante os desafios da gestão em momentos de crise, além da importância de manter a qualidade, buscando inovações.