Prefeito participa de evento da Fundação Getúlio Vargas

28/05/2019

O prefeito Walker Américo Oliveira participou em São Paulo na sexta-feira, 24, do fechamento da disciplina Imersão Subnacional da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Alunos de graduação do 4° semestre deste curso desenvolveram em abril no município o projeto "Secretário Sombra", quando acompanharam durante uma semana as atividades desenvolvidas por cada uma das pastas na Prefeitura e, ao final, apresentaram um diagnóstico do que avaliaram e propostas do que pode ser melhorado. São Sebastião do Paraíso foi uma das cidades brasileiras indicadas para participar desta iniciativa.

A professora e vice-coordenadora do curso de Graduação em Administração Pública, Lara Simielli, e o professor do Departamento de Gestão Pública, Eduardo Grin, fizeram uma explanação da estrutura da disciplina e como foi desenvolvido o projeto pela FGV. "Esperamos que esta atividade tenha ajudado cada município diante das realidades de cada um na solução dos problemas", disse Lara. Na sequência, os alunos teceram comentários sobre a experiência realizada nas cidades e apresentam sugestões frente aos problemas encontrados.

Especificamente sobre Paraíso, foram destacadas no encontro em São Paulo questões apontadas na ação social, na área de finanças, no planejamento e na comunicação. Ao final, cada representante dos municípios expôs o resultado deste trabalho. "Esta atividade veio para somar e auxiliar a administração em assuntos pontuais e, algumas das ferramentas sugeridas pelos estudantes já estão sendo implementadas por nós", afirmou o prefeito Walker, que esteve acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos e da coordenadora da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, Cristina Preto de Oliveira Vasconcelos.

"Neste encontro com vários prefeitos do Brasil, pude trocar experiências com os colegas e percebi que todos enfrentam os mesmos desafios nos quatro cantos do País com a má distribuição de receitas para os entes federados, pois os municípios têm se desdobrado pra dar conta dos mais variados serviços oferecidos à população com os poucos recursos que tem. É preciso urgentemente fazer a revisão do pacto federativo para que o povo seja beneficiado com recursos por eles pagos no dia a dia e que não têm chegado na ponta que o município", enfatizou Walker.

Participaram ainda a prefeita de Ipojuca (PE), Célia Sales e assessores, o vice-prefeito e secretário de Administração de Dois Irmãos (RS), Jerri Adriani Meneghetti, o controlador geral de Criciúma (SC), Dimitri Bezerra e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Stranz e Denise Messias. A FGV pretende trabalhar em parceria com o órgão nacional para aprimorar a continuidade do projeto "Secretário Sombra", que também foi aplicado no município de Caruaru (PE), que participou do fechamento da disciplina por vídeo conferência. Cada prefeitura recebeu um relatório com o resultado final do trabalho.