Paraíso pode integrar circuito de culinária do Senac

25/04/2019

São Sebastião do Paraíso pode fazer parte do Circuito Primórdios da Cozinha Mineira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O programa tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais.

Na quinta-feira, 25 de abril, o município recebeu por intermédio do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, os representantes do Senac, Vani Maria Fonseca Pedrosa, consultora técnica, e Daniel Sanches de Souza, consultor de negócios. Eles estiveram na cidade na expectativa de desenvolver o projeto que parte de uma pesquisa da história da culinária local, observando o que se comia antigamente no município e elencando os principais produtos da cidade.

Para iniciar os trabalhos, os representantes do Senac realizam um levantamento do que e como a população consome os produtos em São Sebastião do Paraíso. Neste intuito, eles visitaram a feira da Praça dos Imigrantes, onde conversaram com feirantes, entre eles o produtor rural Sérgio Voltolini, de 80 anos, que falou como era a alimentação da população quando ele era criança. Também foram no almoxarifado da merenda escolar, na estufa de mudas do Parque da Serrinha e na Escola Municipal Noraldino Lima, onde atua a merendeira Luciana Pinheiro, finalista do programa Super Merendeiras da TV Escola.

Acompanhados por servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Agropecuário e Econômico, os visitantes conheceram o produtor paraisense de abacate e azeite, José Carlos Gonçalves, a empresa Laticínios Aviação e a fábrica de doces caseiros da produtora rural Maria José Villas Boas, na comunidade da Faxina. Além disso, eles tiveram acesso a informações sobre a história do município e a festa mais tradicional: a Congada.

Na segunda etapa do projeto, os técnicos promoverão cursos de culinária para os interessados, trabalhando com os produtos locais típicos. Já a terceira e última fase do "Primórdios da Cozinha Mineira", será uma exposição gastronômica com pratos feitos com os produtos naturais da terra que deve acontecer em outubro no município.