3ª Semana do Bebê prossegue em Paraíso

23/04/2019

A 3ª edição da Semana do Bebê prossegue emocionante em São Sebastião do Paraíso, com diversas atividades sendo realizadas na programação oficial e pelos parceiros. O evento aborda o “cuidado, afeto e amparo” e vai até sábado, dia 27. O objetivo é trabalhar vínculos entre pais, filhos e educadores, dando visibilidade aos pequenos de 0 a 6 anos. A abertura aconteceu na segunda-feira, 22, no Centro Educacional e Esportivo Paraisense (Ceesp) e contou com a participação do prefeito Walker Américo Oliveira.

“Esta é uma semana especial e pretende incentivar os pais e os responsáveis para que tenham uma atenção especial para com seus filhos, demonstrando ainda mais carinho, respeito, amor e afeto”, afirmou o prefeito, que passou a chave da cidade aos pais da pequena Larissa Caroline Vieira – a bebê prefeita, a primeira criança nascida em Paraíso na madrugada do dia 22 no hospital da Santa Casa. “É apenas um símbolo para que Larissa lembre, quando adulta, deste projeto realizado no dia de seu nascimento”, destacou Walker aos pais Natália Paula e Silva e Antonio Carlos Vieira.

À noite, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vinício Scarano, aconteceu uma oficina de shantala para berçaristas. Na terça-feira (23), uma mesa redonda no Teatro Municipal Sebastião Furlan discutiu “a importância dos laços afetivos no desenvolvimento e acompanhamento dos bebês e das crianças”. A quarta-feira, 24, começa com brincadeiras na Arena Olímpica, tendo a participação da Vida Ativa, alunos dos CMEIs e Academia Kids Gym. À tarde acontece uma formação para profissionais da educação infantil com Róger Hansen, no Teatro Municipal. À noite, o doutor em Educação aborda o tema “A arte de educar os bebês e as crianças pequenas”, no Ouro Verde Tênis Clube, com participação especial do Balé Flávia Junqueira.

Na quinta-feira (25), outra mesa redonda aborda “o vínculo nas perspectivas do cuidado, do amparo e do afeto”, às 19h no Teatro Municipal. Já na sexta, 26, no mesmo local às 8h, acontece uma palestra sobre “gravidez na adolescência: riscos e implicações”. À tarde, das 13h às 17h, tem o 1º Workshop da Atenção Primária com o tema: “Cuidando para crescer”, também no Teatro. A Semana termina no sábado (27), na Casa da Cultura, com atividades interativas, escoteiro, apresentações artísticas, tai chi chuan, oficinas e participação da Biblioteca Municipal, das 9h às 13h.

Eventos paralelos — Os oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também realizam atividades com as crianças durante a 3ª Semana do Bebê, algumas envolvendo a comunidade local, pais e responsáveis. Além disso, os colégios particulares Galileu, Núcleo Educacional São Francisco de Assis (Nesfa) e Paula Frassinetti, também promovem eventos alusivos ao tema. A abordagem ainda acontece na Escola Municipal Wulfida Marcolini – 2º endereço, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no hospital da Santa Casa e na Ampara Medicina Preventiva.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a primeira infância – marcada no período de 0 a 3 anos, é uma etapa fascinante e, ao mesmo tempo, preocupante da vida de todas as crianças. “É uma fase decisiva na formação e no desenvolvimento futuro, por isso é preciso dar uma atenção especial a todas elas”, ressaltou. A Semana do Bebê foi iniciada há 14 anos em Canela/RS e, desde então, tem avançado para os mais diversos municípios do Brasil. Em São Sebastião do Paraíso, foi instituída em 2016 pela Lei Municipal 4.417, de autoria da vice-prefeita Dilma Oliveira, na época vereadora.

VEJA em nossos álbuns no Facebook as fotos dos eventos que acontecem nesta 3ª Semana do Bebê.

PROGRAMAÇÃO PARALELA realizada pelos PARCEIROS:

— CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL — CMEIs

Antonino José Amorim (Vila São Pedro)

Emiliana Ferreira de Souza (Rosentina)

Frei Bruno Rodrigues (Guardinha)

Inês Ferreira Marcolini (Parque São Judas Tadeu)

João XXIII (Santa Tereza)

Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América)

Otília Amaral Soares (Jardim Planalto)

Vinício Scarano (Jardim das Paineiras)

— COLÉGIOS PARTICULARES

Colégio Galileu