Prefeitura prepara 3ª Semana do Bebê

08/03/2019

Programada para acontecer de 22 a 26 de abril, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inicia as discussões para realizar a terceira edição da "Semana do Bebê", envolvendo as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Esporte, além de parceiros que serão convidados, como hospitais, escolas particulares, conselhos e clínicas de assistência médica. O tema este ano será "Cuidar do amparo e afeto", com o objetivo de trabalhar vínculos entre pais, filhos e educadores, além de dar visibilidade aos pequenos de 0 a 6 anos.

Uma comissão envolvendo profissionais de diversas áreas foi formada na sexta-feira, 8 de março, para começar os preparativos e programação da Semana. "Apesar das dificuldades financeiras, vamos fazer o evento com a mesma responsabilidade e vontade, sem deixar a peteca cair", disse a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos. Em 2017 o tema foi "Todos juntos pela infância" e, no ano passado, "A importância do brincar na educação infantil". Os reflexos positivos do evento podem ser sentidos nas atividades desenvolvidas nos centros municipais (CMEIs) que hoje contam com 150 bebês.

Saiba mais — A Semana do Bebê foi iniciada de forma tímida há 14 anos em Canela (RS) e, desde então, tem avançado para os mais diversos municípios do Brasil. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados daqueles que representam 12% da população brasileira — as crianças entre 0 e 6 anos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades como oficinas, cursos, palestras, atividades artísticas e culturais.

Relacionada à primeira infância, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades.

Em São Sebastião do Paraíso, a Semana do Bebê foi instituída em 2016 (Lei Municipal 4.417). A iniciativa tem por objetivos contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos e reduzir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce. Também estão entre as metas informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão e que estão em desenvolvimento no município.

fotos: Adriano Rosa