Ufla inicia obras de campus em Paraíso

04/02/2019

O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Roberto Soares Scolforo, assinou na manhã de segunda-feira, 4, no Teatro Sebastião Furlan, os contratos com as ordens de serviço para o início das obras de construção de nove prédios que compõem, inicialmente, o campus avançado de São Sebastião do Paraíso, localizado no bairro California Garden. Quatro empresas ganharam as licitações e o valor dos investimentos são de R$ 31 milhões. O início das obras é imediato e a previsão de entrega é de dois anos.

Enquanto os prédios não ficam prontos, a Prefeitura de Paraíso assinou um convênio com a Ufla para ceder as salas do Anexo 1, na Praça dos Imigrantes, local que será adaptado para as aulas dos primeiros cursos gratuitos que a universidade vai implantar na cidade: Bacharelado Interdisciplinar, com duração de três anos, Engenharia de Software, Elétrica e Produção, estes três com duração de cinco anos, atendendo 180 alunos, sendo 90 por semestre. O ingresso na faculdade será pela nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a inscrição deste no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As turmas começam no início de 2020 e terão a orientação de 22 professores e 30 técnicos, inicialmente.

O diretor de contratos e convênios da Ufla, Fábio Costa Lasmar, conduziu a formalização das assinaturas. Pela Aegla Construções, de Belo Horizonte/MG, assinou Nilsleir Neves de Aguiar. Pela E. M. Construções, da cidade de Adrianópolis/AM, assinou Eduardo Mariano Neves. Pela Scalla Construtora, de São Sebastião do Paraíso, assinou o contrato Aníbal Marinzeck Borges e pela Construtora, Engenharia e Incorporadora São Tomás, do município vizinho de São Tomás de Aquino/MG, assinou Ronaldo de Souza Santos. Serão construídos anfiteatro, biblioteca, campo e quadra, centro de convivência, pavilhão de aulas, incubadora, laboratórios e prédios de engenharias e logística. O terreno é de 150 mil m² e a área a ser construída soma 13.818,91 m².

O evento teve a presença de pró-reitores e integrantes do corpo administrativo da Ufla, diversas autoridades da sociedade civil, entre prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, professores e estudantes de Paraíso, da região, além de uma comitiva de 60 pessoas vindas de Lavras. O pró-reitor de graduação da Ufla, Ronei Ximenes Martins, falou sobre as tratativas para implantação do campus em Paraíso, que começaram no final de 2016 envolvendo a universidade, prefeitura, parlamentares e Ministério da Educação. “São novos desafios, inclusive para que os cursos estejam preparados para as modernidades e evolução 4.0”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Lisandro José Monteiro, destacou a a parceria do Legislativo na aprovação dos projetos de cessão da área, até então, pertencente ao Serviço Social do Comércio (Sesc). O diretor de finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ex-deputado federal Carlos Melles, comentou que esta é a maior indústria que Paraíso já recebeu em sua história pelo que vai entregar para a sociedade após a formação dos alunos. “Peço às empresas vencedoras das licitações que privilegiem as compras de material e contratação de mão de obra aqui na cidade e região”.

Presente à cerimônia, o prefeito de Lavras, José Cherem, disse que o campus universitário vai modificar o histórico de conhecimento dos estudantes e o cinturão econômico do município. Ele destacou, ainda, alguns projetos que são mantidos em parceria com a prefeitura. Já o prefeito Walker Américo Oliveira, afirmou que Paraíso ganha a 2ª melhor universidade do Brasil. “Isso vai fomentar a nossa economia e transformar a cidade num centro de educação, juntamente com as outras faculdades que existem no município”. O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes, frisou a necessidade de expansão da cidade na parte universitária, juntamente com a vinda do Sesc e a continuidade dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O reitor da Ufla, José Roberto Soares Scolforo, apresentou a evolução da universidade criada em 1908, com foco no compromisso de educar, na busca da qualidade, incluindo a sustentabilidade. Ele ofereceu ao prefeito Walker auxílio em projeto simples para o combate à dengue. Em sua fala, ele destacou alguns números. Hoje a Ufla conta com 13 mil alunos, 800 professores, 600 técnicos, 600 terceirizados, 1.300 projetos de pesquisa, 1.500 eventos de extensão/ano, 220 mil metros quadrados de área construída e, em 2018, seu orçamento foi de R$ 428 milhões, sendo R$ 28 milhões alocados para o campus em Paraíso. Na parte da tarde, representantes da universidade, da Prefeitura e das empresas vencedoras visitaram o local onde serão realizadas as obras.

VEJA MAIS FOTOS desta cerimônia em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes