Consórcio presta contas e reelege diretoria

30/01/2019

Prefeitos de oito municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm), com sede em São Sebastião do Paraíso, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 29, a fim de aprovar a prestação de contas de 2018. Atualmente, o órgão é presidido pelo prefeito Walker Américo Oliveira. O balanço foi positivo, com dívidas quitadas, sobras em caixa e aumento no número de atendimentos.

Além da apresentação dos números, houve a eleição para o biênio 2019-2020, onde os associados reconduziram ao cargo o prefeito Walker para a presidência do Consórcio, Ronaldo Pereira Dias – prefeito prefeito de Itamogi, como vice-presidente e a prefeita de Pratápolis, Denise Alves de Souza Neves para o cargo de secretária. “Agradeço mais uma vez por me confiarem a presidência de uma entidade tão importante quanto Consórcio Intermunicipal de Saúde. A escolha aconteceu de forma muito democrática. Os prefeitos foram unânimes pela minha recondução e dos colegas, afirmando que o Consórcio de Saúde vem sendo bem conduzido e existe um trabalho bastante positivo em prol de todos os municípios”, disse Walker.

As contas fecharam corretamente, com sobras de receita no caixa. De acordo com os números apresentados, em 2018, o Consórcio teve uma receita de R$ 1.159.673,74 e uma despesa de R$ 1.158.075,02. Atualmente, os municípios contribuem para a manutenção do órgão de acordo com sua população. O saldo é repassado de duas formas: 25,34% para despesas administrativas e 74,66% para atendimentos em geral, como consultas e exames. “Quando assumi a diretoria do Cissm, no final de 2016, havia uma dívida de R$ 400 mil. Tínhamos valores para acertar com médicos, rescisões e hoje estamos todas as contas em dia, temos um saldo positivo, ou seja, conseguimos cumprir o orçamento e manter dinheiro em caixa”, afirma.

O número de consultas, exames e outros procedimentos realizados pelos municípios aumentaram em quase 200%, o que significa que as prefeituras tem investido na saúde pública. O município de Paraíso repassou, em 2018, R$ 285 mil — o que representa 25% da arrecadação do Consórcio. Além de Paraíso, integram o Consórcio os municípios de Bom Jesus da Penha, Capetinga, Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino.

fotos: Denis Menezes